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Ter ou não Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia?


4Farma Class Especial | DML Principais Problemas em Inspeções Sanitárias em Farmácias e Drogarias  | Isabel Schittini

🔊 Da série: Serviços Farmacêuticos em Farmácias e Drogarias... Ter ou não Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia ou Drogaria? Você já se questionou quanto a isso?

Muito se fala sobre os Serviços Farmacêuticos...

Mas será que os Serviços Farmacêuticos são uma boa opção para sua Farmácia ou Drogaria? Você está disposto e comprometido a oferecer um ou mais Serviços Farmacêuticos? Se você está pensando em “criar” uma sala para oferecer esses serviços ou vai abrir sua drogaria, mas ainda não sabe se deve oferecer ou não esses serviços, não deixe de ler essa 4FarmaClass 😉

Este é o tema da nossa 4Farma Class Especial de hoje:

Ter ou não Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia ou Drogaria

Seja muito bem-vindo! A ideia da 4FarmaClass de hoje e te ajudar a avaliar se os Serviços Farmacêuticos são uma boa estratégia para você oferecer em sua Farmácia. Questionamento que você deve se fazer para entender que:

"Sucesso é uma decisão"

[MUITO OBRIGADA!] 🙏 Por você acompanhar os conteúdos, curtir, compartilhar e deixar seus comentários! Através de sua interação nos posts, posso direcionar conteúdos mais relevantes para você. Gostou do conteúdo? Então, por favor... depois de ler, dê o seu CURTI e deixar seus Comentários aqui no post.

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

Serviços Farmacêuticos – ter ou não ter? Eis a questão...

Antes que você comece a achar 'estranho'...

Sim, aqui eu vou chamar as pessoas de CLIENTES. Porque estamos falando de serviços. Se você oferece um serviço, é o FORNECEDOR. Quem usa seu serviço, pago ou não, é o CONSUMIDOR ou CLIENTE. Ok?! 😉

Quando você pensa em oferecer um Serviço Farmacêutico, a primeira coisa que deve fazer é... PLANEJAR. Seja analítico nesse momento! Se for se guiar somente pela paixão pela Farmácia, você vai implantar o serviço. Mas se você além da paixão e recompensa emocional por ter sua sala de Serviços Farmacêuticos, também quiser:

✅ Ter um número consistentemente crescente de clientes que procuram pelos seus Serviços...

✅ Ser uma referência em Serviços Farmacêuticos prestados em sua região...

✅ Conseguir entregar sempre a melhor experiência ao consumidor de seus serviços...

✅ Conseguir equilibrar sua agenda de atendimentos com as demais atribuições que possui em sua farmácia...

E, se também NÃO quiser:

❌ Perder uma área de exposição de produtos, consequentemente vendas, para ter uma sala de serviços farmacêuticos com pouco uso e/ou não gera nenhuma receita...

❌ Ter uma sala obsoleta dentro da farmácia, que por vezes é feita de depósito, porque você não tem clientes para os serviços, ou não está com tempo para novos agendamentos, ou acabou o material para os serviços e não tem como repô-los por enquanto...

❌ Começar muito empolgado com os serviços oferecidos e depois de alguns meses, perceber que foi muuuuito investimento de tempo e dinheiro, sem resultados satisfatórios...

Precisa avaliar muito bem todos os pontos. Concorda?

🚩 Isabel, você não quer que eu tenha Serviços Farmacêuticos na minha drogaria?

👉 Em nenhum momento disse isso... O que eu quero é que você saiba se quer e pode ter esses serviços. Que realmente seja um grande sucesso e traga recompensas emocionais e financeiras. Afinal, o stress já está por conta do SNGPC 😄

Vamos ver 4 perguntas que você, que está decidindo oferecer ou não os Serviços Farmacêuticos, deve se fazer:

📌 Pense... Avalie...

1️⃣ Você está disposto a SEMPRE entregar um ótimo serviço?

Tudo começa com seu PROPÓSITO. Você está comprometido, antes de qualquer coisa, com você mesmo? Entenda que quando você DECIDE oferecer um serviço, tem que buscar sempre a Excelência. Oferecer e entregar o melhor serviço possível, dentro da sua realidade. Não dá para colocar uma plaquinha com “hoje tem serviço” ou “hoje não”, conforme o seu humor, estado de espírito... E ainda não estou nem falando de equilibrar com as demais atividades que você tem na Farmácia.

Isso não quer dizer que você tem que ter a sala de serviços mais luxuosa, a maior, a mais bonita, com mais funcionários... Dentro da sua realidade! Nesse contexto, você é capaz de se comprometer em oferecer o melhor serviço possível?

Se a resposta for SIM, podemos passar para a pergunta 2.

Ahhh... e se for NÃO... Preciso explicar? rs

Simplesmente pode não ser o seu momento. Pode ser que você não goste dessa atividade. E tudo bem com isso! Não somos obrigados a gostar ou deixar de gostar de nada... Você pode se diferenciar em outras áreas. Se não pode ou não tem certeza se quer oferecer o melhor de si, não é hora de ter uma sala de serviços farmacêuticos. E também nada te impede de mudar de opinião depois. A decisão é sua!

Vamos a pergunta 2️⃣ Você aceita que o SUCESSO do seu serviço depende mais do CLIENTE do que de você?

Não faça essa cara... rs

Quer ver por quê?

Você pode ter todo o conhecimento sobre os serviços que oferece. Já coleciona uns 20 diplomas só sobre esse assunto. Sua sala de Serviços Farmacêuticos é linda, perfeita, top...

E eu te pergunto: Só está faltando o que???

O cliente! Sem ele, você faz o quê com seu conhecimento e sua sala???

Esta pergunta serve para você compreender alguns pontos IMPORTANTES na sua análise. Pergunte-se:

Na região onde está minha farmácia:

(❓) Tenho público com interesse nos serviços que estou pensando em oferecer?

Melhor ainda:

(❓) Quais os serviços que são mais procurados pelos clientes do meu bairro? Assim você pode planejar quais serviços oferecer conforme a necessidade do seu público. Oferecer o que eles já querem “consumir”.

(❓) O que esses clientes esperam de um serviço prestado na drogaria? Se o ponto chave for agilidade... Fica difícil!... Por exemplo, regiões onde o consumidor tem o comportamento de não demorar mais do que 5 minutos no estabelecimento (ex. grandes Centros de capitais), dificilmente você terá um número grande de clientes para serviços que demoram (certamente) mais do que esse tempo. Vai ter algum cliente? Sim. Mas esse número justifica o investimento de tempo, dinheiro e espaço físico? Depende de sua avaliação.

Conheça o comportamento do seu consumidor!

Se você NÃO concorda que o SUCESSO do seu Serviço depende mais do Consumidor... Suas chances de êxito vão cair muuuuuuito.

Entenda que quando se resolve investir em algo, seja na sua carreira, em um empreendimento, na implantação de um serviço, a decisão não pode ser apenas baseada no nosso EGO. Por muitas vezes será uma questão de ajustar o planejamento.

Exemplo:

Você quer ter um serviço sobre controle da diabetes, mas o seu público é basicamente materno infantil, devido as escolas e creches que tem ao redor da sua farmácia. O que você faz?

👉 Na minha percepção, ou muda os planos para atender melhor esse público (que possui outras necessidades), ou se programa para abrir/transferir sua farmácia ou filial para uma região que tenha um público mais adequado para esse serviço.

Se você respondeu SIM para a pergunta 2, vamos seguir...

3️⃣ Você está disposto a COBRAR pelos Serviços?

E já antecipando o ponto 4, que é uma AFIRMAÇÃO...

4️⃣ O que seus concorrentes fazem são OPORTUNIDADES para você fazer melhor!

Ok. Você está comprometido, encontrou seu público ideal, mas... Esse público é pagador? Isto é, estariam dispostos a pagar por esses serviços?

Quando falo em pagar não quer dizer obrigatoriamente dinheiro, cash... Quando o cliente disponibiliza minutos, horas, do seu dia para receber o seu serviço e não o do concorrente, também é uma forma de você cobrar, com o TEMPO. Ele escolhe o seu serviço e não o do outro.

Claro... Tempo não paga consta! Ok. Eu sei... rsrs

Cobrar ou não cobrar (propriamente 💵) depende da estratégia que você vai definir com o seu planejamento. Eu, particularmente, sou a favor de se cobrar 💵 por qualquer serviço farmacêutico em farmácias e drogarias (privadas).

Se a sua estratégia envolve serviços pagos, deve ter muita atenção a essa pergunta. Seu público é pagante?

Você pode ter muitos curiosos e interessados no seu serviço, mas isso não quer dizer que estariam dispostos a pagar por ele. Além do poder aquisitivo dos seus consumidores e atividades que podem gerar ou drenar tráfego para sua Farmácia, avalie de perto seus CONCORRENTES...

📌 Pense... Avalie...

(❓) Os concorrentes da sua região oferecem esses serviços?

(❓) Cobram pelos Serviços Farmacêuticos?

📌 Descubra ➡️ Defina...

❔️️️️ Quais serviços? ➡️ São os mesmos que você quer oferecer? Você pode agregar algo?

❔️️️️ O que eles oferecem? ➡️ Quais os diferenciais (bônus) que você pode entregar para aumentar o valor percebido dos seus serviços?

❔️️️️ Qual a duração de cada Serviço? ➡️ o tempo causa um impacto positivo ou negativo para os meus clientes? Preciso de mais ou menos tempo em cada consulta (sob o ponto de vista do cliente)?

❔️️️️ Fazem ações pós serviço? ➡️ Agregam algum VALOR a este cliente? Os serviços são tão bons que fazem o cliente retornar e indicar para outras pessoas?

❔️️️️ Como são as instalações? ➡️ Posso ter uma estrutura parecida, igual ou melhor?

❔️️️️ Como é a sala de serviços Farmacêuticos? ➡️ Quais os pontos positivos e negativos? O que posso fazer melhor ou diferente?

❔️️️️ Eles cobram pelo serviço? Quanto? ➡️ O consumidor entende que é um preço justo?

🚩 Pai Eterno!!! Tenho que responder a todas essas perguntas? 😱

👉 Sim... E isso é só uma pequena parte da sua análise 😉

👉 Você conhece o 5W3H?

Sim, 3H... Tem mais um H.

O 5W3H é uma ferramenta que pode te ajudar no seu planejamento, sem descartar as perguntas que já vimos até aqui.

🚩 O que significa 5W3H?

São as primeiras letras (em inglês) das diretrizes utilizadas, que são:

📍 WHAT – o que será feito (as etapas)

📍 WHY – por que será feito (as justificativas)

📍 WHERE – onde será feito (o local)

📍 WHEN – quando será feito (o tempo)

📍 WHO – por quem será feito (os responsáveis e as responsabilidades de cada um)

📍 HOW – como será feito (o método)

📍 HOW MUCH – quanto custará fazer (planejar os custos e investimentos)

📍 HOW MANY – quantos (quantos serviços oferecer e para quantas pessoas, neste caso)

[ DICA ] Você pode fazer uma planilha do Excel com todas as perguntas e colocar ao lado as respostas. Ficará mais fácil de visualizar e tomar as decisões.

⚠️ Atenção!!!! ⚠️

Tudo isso faz parte do planejamento. Nesta etapa um ponto fundamental é o PRAZO.

Vai planejar? Comece e termine. Não adianta ficar planejando por anos e não fazer nada. Se a decisão for implantar os Serviços Farmacêuticos, comece logo! Se não for implantar, ok. Mude de estratégia. Veja outras opções para se destacar no mercado. E continue SEMPRE avaliando novas possibilidades. Assim como o tempo não para, as expectativas de seus clientes também não.

Antes de começar a criar seus POPs, você precisa definir se deve ter ou não esses Serviços. Novamente... O que eu quero é que todos tenham muito sucesso com os Serviços Farmacêuticos. Para termos sucesso, precisamos oferecer o melhor serviço possível. Por isso, peço sempre que avaliem se estão dispostos a se comprometer com a excelência.

Certamente você vai se aprimorar durante a jornada, na prática, com seu Serviço Farmacêutico em funcionamento. Mas, se for para ter um serviço "meia boca" e achar que está lindo... Melhor não começar agora. Concorda?

Hoje a 4FarmaClass foi mais reflexiva. Esse mês serão todas voltadas para os Serviços Farmacêuticos em Farmácias e Drogarias.

O que você achou? 😊 Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu e COMENTE 😉.

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Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini

Fotos Créditos:

 

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