top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

Anvisa altera regra para envio de BSPO


4Farma Class Especial | Como Guardar Corretamente os Medicamentos Controlados | Isabel Schittini

🔊 Devido as dúvidas recebidas esses dias...

A Anvisa publicou recentemente em seu portal uma matéria com o título: "Envio de Balanço de controlados tem nova opção".E pronto...Vamos entender?!

🚩O que mudou para Drogarias? 👉 Nada.

Na matéria está claro que a mudança se aplica ao BSPO, que é o Balanço de SUBSTÂNCIAS Psicoativas e Outras. O BSPO não se aplica aos medicamentos industrializados comercializados em drogarias. É destinado as farmácias com manipulação, farmoquímicas, indústrias químicas, veterinárias e farmacêuticas, aos importadores e distribuidores de insumos.

🚩E o que muda para as Farmácias com Manipulação?

👉 Também... Nada.

Na própria matéria consta: “Conforme disposto na RDC nº. 13/2009, as farmácias de manipulação devem enviar o BSPO anual e trimestral à Autoridade Sanitária Local, ficando a critério desta a definição da forma do recebimento dos Balanços”.

🚩 E o que mudou então? 😥 👉 Exclusivamente para farmoquímicas, às indústrias químicas, veterinárias e farmacêuticas, aos importadores e distribuidores de insumos: a partir do BSPO do 1º trimestre de 2017, poderão enviar o BSPO por meio digita (como CDs) em substituição ao envio dos balanços em papel para a Anvisa. O procedimento de visto do BSPO pela Vigilância Sanitária Local antes do envio para Anvisa continua obrigatório (juntamente com o CD, devem apresentar uma folha impressa de identificação da empresa, para visto da Vigilância Local).

🎯 Logo... suas rotinas de BMPO (para drogarias) e as de BSPO (para manipulação) não mudam.

🎯 Lembre-se: 📌 BMPO = Balanço de Medicamentos Psicoativos e Outros = para Medicamentos Industrializados 📌 BSPO = Balanço de Substâncias Psicoativos e Outros = para Insumos

Espero ter ajudado! O que você acha de também pode contribuir com seus amigos Farmacêuticos ou futuros Farmacêuticos? Clique aqui em baixo 👇👇👇👇 e COMPARTILHE em sua rede social preferida.

Muito obrigada novamente!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini

Links:

Matéria publicada no portal da Anvisa, AQUI

 

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page