Isabel Schittini

Um pouco mais de minha história...

Eu nasci na cidade do Rio de Janeiro e até meus 14 anos não conhecia exatamente a profissão Farmacêutica. Nessa idade fui apresentada as aulas de química e com 15 anos "descobri" e decidi fazer Faculdade de Farmácia, e queria fazer na UFRJ. Até porque nesta época só existiam 3 faculdades de Farmácia no estado do Rio de Janeiro e a minha única opção seria uma faculdade pública. E eu queria a UFRJ... Foram anos de estudos intensos. Ainda me lembro de muitas vezes almoçar com um caderno de biologia aberto na minha frente. O que definiu meu ano de 1992, quando fiz as provas, foi DETERMINAÇÃO.  E em 1993/1 eu começava minha jornada na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Depois de algumas iniciações científicas, estágios e monitorias, incluindo monitora na dispensação da Farmácia Universitária, em 1997/2 eu estava graduada.

Como você já deve ter lido alguma vez aqui no site ou em minhas redes sociais, Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias.

E por que escolhi essa missão?

Passei por um processo de remindset nesses últimos anos, buscando compreender melhor o que eu produzo e me traz como principal recompensa a satisfação. Uma satisfação que não é só financeira, é muito maior do que isso. É o que eu realmente sinto prazer em fazer todos os dias... E a grande chave foi Ensinar.   

 

Sim, sou Farmacêutica como você. Sou carioca e formada pela UFRJ, com MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico, UGF. Durante minha jornada profissional, de quase 19 anos, comecei como a maioria de nós Farmacêuticos, em drogaria. Isso em 1998 e talvez você não fosse Farmacêutico ainda nessa época, ou mesmo nem tivesse nascido :) Só para lembrar que nesta época só existiam 3 Faculdades de Farmácia no estado do Rio de Janeiro. Não existiam redes sociais, aplicativos de mensagem (nem celular existia rs), a Anvisa ainda não tinha sido criada e o nosso amigo ‘Google’ só foi fundado em setembro de 1998 (imagina quando chegou por aqui). Comecei a trabalhar com as mesmas incertezas, inseguranças, dúvidas que todo Farmacêutico tem. Para completar foi na mesma ocasião que os Farmacêuticos estavam retornando efetivamente as farmácias e drogarias, época dos escândalos sobre medicamentos piratas, mudança das normas de medicamentos controlados (a P. 344/98 acabara de ser publicada) e logo depois surgiriam os medicamentos genéricos. Um ano após começar a trabalhar nas drogarias (que não eram de rede e não tinham supervisão ou coordenação farmacêutica) já assumia funções gerenciais e por escolha. Eu queria entender como tudo estava interligado, como funcionava...

Ponto #1 Entendo perfeitamente as ansiedades, dúvidas, angústias, incertezas que passamos nesse mercado. Assim como você, eu vivenciei diretamente isso: os horários, o balcão, o atendimento, os serviços, as fiscalizações... Frente a tudo isso, você pode estar pensando, ‘naquela época como ela resolvia os problemas’, ‘com quem tirava as dúvidas?’... Posso dizer que era um pouco mais complicado que hoje em dia. Absorvia todo o material que aparecia, cursos, eventos, muitas conversas com fiscais... Buscava tudo o que estava ao meu alcance. E sigo até hoje, ao longo desses mais de 18 anos, procurando absorver todo o conteúdo (com os devidos filtros e análises) principalmente da área regulatória. Hoje com a internet, no seu próprio celular, você já tem acesso a milhares e milhares de informações. Em fração de segundos você recebe os mais diversos conteúdos para uma só busca. No meu entendimento, hoje temos uma overdose de informações, das mais variadas opiniões possíveis. E quando você se depara com uma situação assim? Quando cada um tem uma opinião diferente? Se estamos falando de assuntos regulatórios para Farmácias e Drogarias, existem inúmeras regras onde há: o Certo, o Errado e as Interpretações. Você que acompanha meus posts já pode ter notado que sempre deixo claro a fundamentação legal para a aplicação das normas, assim como quando se trata da minha visão ou há outras interpretações diferentes que precisam ser avaliadas conforme sua região.


Assim como você, sou bombardeada diariamente com milhares de informações, não apenas da área farmacêutica regulatória, mas também de outras áreas que me mantenho em constante atualização. É preciso ter foco, saber filtrar o que realmente é importante, e ter uma base para avaliar a procedência e/ou qualidade das informações.

 

Ponto #2 O que eu aprendi e continuo aprendendo você também é capaz. Você pode trilhar os mesmos passos, ter até um caminho menor do que esses 18-19 anos de estudos, cursos e aplicação prática. Você pode investir o mesmo que já investi até hoje nas minhas qualificações, ou mesmo ter acesso a muito material gratuito que já existe. Ou... Eu posso te ajudar nesse caminho. Acredito que será muito mais curto, rápido e barato ;)

Voltando a minha trajetória... Em 2000 passei a trabalhar como Farmacêutica RT em uma drogaria, essa de uma das maiores redes do Rio de Janeiro, com Supervisão Farmacêutica. Ahhhh que diferença! O salário não era nada diferente, mas a organização, benefícios, suporte e oportunidades eram imensos diferenciais. Em 2001 recebi o grande convite que mudaria a minha trajetória, que contribuiria ainda mais para o meu desenvolvimento profissional. Neste ano, 2001, assumi a supervisão farmacêutica pela rede. No início eram 33 lojas e um depósito central. Quando encerrei essa etapa, partindo para uma outra grande oportunidade em 2013, já eram 91 lojas (sob as bandeiras Drogasmil e Farmalife) e 1 depósito central novo e ampliado que também tive a oportunidade de participar do comitê de estruturação e licenciamento. Ao longo desses anos foram centenas e mais centenas de processos seletivos para farmacêuticos e estagiários de farmácia, treinamentos, manuais, licenciamentos, regularização das unidades e em igual número fiscalizações.

Nessa trajetória também tive a oportunidade de desenvolver treinamentos, cursos e palestras para o CeteFarma, Ascoferj, palestrar na semana de Farmácia da UFF (2010), na RioPharma (2011), Jornada Farmacêutica CeteFarma (2011), participar da banca avaliadora de trabalhos do Congresso Científico do Mercado Farmacêutico (2015), e muitos outros. E nesse caminho, através dos meus treinamentos sobre Boas Práticas de Farmácia, Dispensação de Medicamentos, SNGPC, Manual de Boas Práticas e POPs, Serviços Farmacêuticos, AFE, PGRSS e muitos outros, tive a oportunidade e atender mais de 5 mil Farmacêuticos, Estudantes de Farmácia e profissionais do seguimento. 

Ponto #3 Ensinar. Além da gestão de todos os processos que estão diretamente relacionados ao regulatório de farmácias e drogarias, transmitir conhecimento sempre me trouxe uma recompensa muito grande. Não pelo fato de “estar lá na frente”. Mas por saber que de alguma forma, algo que eu possa compartilhar, pode ter um impacto positivo no desenvolvimento profissional de outros colegas. Vejo isso como uma grande responsabilidade. É o mesmo sentimento que você tem quando orienta um paciente em sua farmácia, e ele com um sorriso sincero simplesmente te agradece porque você fez a diferença na vida dele, naquele momento.

 

Como repito (muitas vezes rs) minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias. E mesmo com os cursos, palestras, consultoria... eu me perguntava: Como Impactar ainda Mais Farmacêuticos? Como eu posso contribuir ainda mais? 


Assim, ano passado, em 2015, resolvi começar a escrever uma nova trajetória. Decidi que eu precisava passar a uma nova condição... E é esse novo momento que eu apresento a você!


Há pouco mais de um ano criei um canal no Facebook, IsabelSchittini.4Farma, onde compartilho informações, dicas e atualizações relacionadas ao varejo farmacêutico. Muitos Farmacêuticos me encaminham mensagens com dúvidas e procuro sempre atendê-los.


Em 21/10/2016, resolvi compartilhar com você a 4Farma Consultoria Farmacêutica através da Facebook. Em uma nova Condição de Empreendedora. Agora sou oficialmente empreendedora neste seguimento. E agora, você poderá também acessar meu site com muito conteúdo e informações. Sempre em evolução e com trazendo mais novidades. Afinal, na minha “eupresa”, assim como as redes sociais, conteúdos e imagens, o site também foi planejado, desenvolvido e é atualizado por mim. 
 

O que eu faço na 4Farma?  

Sabe o motivo do número “4” de 4Farma? Existem algumas explicações e significados... Uma delas:

São as minhas 4 grandes áreas de atuação: 
Consultoria Farmacêutica
Cursos
Palestras
Mentoria 

 

Todos com versão ONLINE! Para saber mais sobre os meus serviços, clique AQUI.

Aqui no site você poderá ver detalhadamente cada um desses serviços e agendas. Calma! Isto não significa que os conteúdos gratuitos que compartilho no Facebook vão acabar. Também vou procurar atender as dúvidas solicitadas dentro do possível, como já faço. Além de conferir os meus serviços, você tem acesso liberado ao Blog com muitas informações e dicas. Aproveite todos os conteúdos que compartilho no Facebook, Instagram, SoundCloud, SlideShare, Periscope, GooglePlus, Twitter... E se precisar de uma ajuda mais direcionada, e quiser saber mais sobre como os meus serviços podem ajudar você, entre em contato.
 

Novamente [ MEU AGRADECIMENTO ] por acompanhar e compartilhar os conteúdos das redes sociais e do site. Muito obrigada!!!!


“Não saber algo jamais será uma vergonha. Errado é nos fecharmos para o conhecimento”
 

Até breve!

Abraços,

Isabel Schittini

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud