top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

Aceitar Remuneração Abaixo do Piso


Isabel-schittini-Código de Ética Farmacêutica-Proibições-Inciso-X

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ☕😋

Aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 14, Inciso X – Proibições ao Farmacêutico.

👉 Quanto GANHA um Farmacêutico? Qual o VALOR de um Farmacêutico?

O cenário dos profissionais Farmacêuticos que atuam no varejo farma é uma constante luta por melhorias, seja de condições de trabalho ou remuneração, por valorização profissional, por reconhecimento. Não digo que é algo recente, porque não é. Como já comentei, já tenho um tempinho de formada... Esse ano completo 19 anos (só de formada 😄). E mesmo na faculdade buscávamos por condições melhores. Éramos poucos. Os profissionais de farmácias e drogarias não tinham nenhuma ou quase nenhuma voz dentro dos órgãos que poderiam nos apoiar, como Conselhos e Sindicatos.

Hoje somos muitos! Cresceu e muuuuito o número de novos colegas que chegam ao mercado a cada semestre que se encerra.

Hoje somos muitos! Mas ainda temos muito a conquistar. Conquistar definitivamente o nosso lugar, assumir com excelência o nosso papel, conquistar o respeito e reconhecimento da sociedade, etc. E mesmo após essas conquistas, deve-se buscar sempre melhorar e melhorar... Não é algo que tenha uma data de início e fim. Novas gerações de Farmacêuticos virão. Novos desafios nesse mercado também. O nosso consumidor irá mudar.

Muito se fala sobre o piso salarial do profissional farmacêutico. Afinal, piso não é teto! O valor é baixo. Dependendo de sua região pode ser um pouquinho melhor.

👉 E para você, o que é reconhecimento? O que é valorização?

Remuneração é algo ‘frio’, é um pagamento pelas suas horas de trabalho. Mas reconhecimento e valorização vão mais além do que a remuneração, do quanto livre de impostos chega à sua conta.

Não é por chamar de ‘doutor’. É reconhecer e respeitar o quanto o profissional Farmacêutico pode contribuir. E mesmo na área de varejo farma, contribuir de diversas formas. Temos os colegas que tem perfil e se desenvolvem na área de Farmácia Clínica, os que atuam com Serviços Farmacêuticos, os que vão para a área de Gestão, que são Empreendedores e muitas outras.

Já tive a oportunidade de trabalhar com centenas e mais centenas de Farmacêuticos. Cada um com suas individualidades. Cada um com habilidades natas e tantas outras que buscou desenvolver. Porque não é só de competência técnica que se constrói um posicionamento profissional. Não é só do conhecimento técnico que nos tornamos definitivamente profissionais. Base técnica é fundamental, concordo. Mas o que você faz com esse conhecimento? Como você aplica esse conhecimento? Quais as habilidades para aplicar esses conhecimentos você já tem? Quais desenvolveu e quais precisa desenvolver? Qual é a sua atitude? Atitude profissional.

Em RH esse conceito resumido era chamado de CHA = CONHECIMENTO + HABILIDADES + ATITUDES. Mais atualmente ganhou outras letras como VALORES E ENTORNO, e muitos o entendem como o conceito CHAVE.

Tudo isso... para voltarmos ao ponto: Qual o valor de um Farmacêutico? Ou melhor, qual é o Seu valor como Farmacêutico? O que você ‘entrega’ como Farmacêutico? Acredito que muito! Principalmente em dedicação, empenho, competência. Infelizmente ainda não são todos, mas isso acontece em qualquer profissão.

A minha geração, geração de diário com chave e não de redes sociais 😄, geralmente teve como um dos famosos ensinamentos de nossos pais que ‘respeito se conquista, não se impõe’. Assim como a confiança, a credibilidade, etc. Esse conceito continua aí. E respeito não é só pelo jaleco branco, o cargo, o título. A base é o respeito pelo Ser Humano.

Com a mesma determinação de que devemos seguir e seguir lutando para fortalecer a nossa profissão, a devemos ter para atuarmos com excelência.

Infelizmente há amigos do ‘Reclamofarma’ que acabam aceitando remuneração ainda inferior ao piso. Alguns justificam que é farmácia de um “amigo” e também não precisam ir lá todo dia... Desculpe. Mas nunca aceitei isso de ‘alugar diploma’, de ser ‘assinacêutico’. Alguém pode te propor ganhar menos do que o piso (dentro de sua área de atuação). Propor, ele pode propor qualquer coisa. Mas de quem é a responsabilidade por aceitar?...

Lembre que quem realmente tem forças para negociar e fechar acordos de Piso Salarial, é o Sindicato, e não os Conselhos.

E para fecharmos... O texto de hoje é apenas uma reflexão sobre remuneração x valor profissional, e como cada um de nós nos posicionamos profissionalmente. A valorização profissional deve começar por Você.

Valorize-se!

Espero que tenha gostado! 😉

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini‬

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page