top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

A Interferência de Leigos em suas Decisões Profissionais


Isabel-schittini-4farma-blog-cff-Código de Ética Farmacêutica-Proibições-Inciso-XVII

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ☕

Aceitar a interferência de leigos em seus trabalhos e em suas decisões de natureza profissional” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 14, Inciso XVII – Proibições ao Farmacêutico.

👉 O Farmacêutico deve ter sempre a palavra final no que diz respeito as decisões técnicas. Mas você se empodera desse poder de decisão?

Ter a decisão final envolve vários aspectos... ✔ O Aspecto Técnico: estar devidamente preparado tecnicamente, ter o conhecimento e embasamento teórico que respalde suas decisões. ✔ O Aspecto Comportamental: estar disposto a tomar a decisão, saber o momento de decidir, saber como escolher dentre as opções qual é a mais assertiva para aquele caso, ter habilidades e técnicas de comunicação para validar sua decisão (afinal, segurança e credibilidade também precisam ser transmitidas pela sua voz, seu comportamento, seu posicionamento, e não apenas pelo crachá 😉). ✔ O Aspecto Interpessoal: construir uma imagem profissional que corresponda a credibilidade e seriedade, entender como as outras pessoas o vê, ter habilidades de liderança, de trabalho em equipe, etc

São muitos aspectos envolvidos. Não é só de competência técnica que um profissional é feito, ou melhor, construído.

🚩O que tudo isso tem a ver com o nosso tema de hoje? 👉 Eu diria que TUDO. Interferências de leigos nos atingem todos os dias, o tempo todo. Não apenas por parte de nossa equipe. E o que dizer das propagandas, blogueiros que dão dicas de saúde sem nem ser da área, revistas, vizinhos e aquele outro cliente que acha que pode interferir em seu atendimento?! É praticamente inevitável! Mas deve ser sim CONTORNÁVEL.

Primeiro vamos entender que nem toda interferência tem o objetivo de te prejudicar, nem sempre é com o aspecto negativo propriamente dito. Em muitos casos, a outra pessoa pode pensar que está te ajudando. Não precisamos entender sempre como uma “afronta”.

Ouvir não é proibido. Falar também não. Acatar uma decisão errada de um leigo, sim. Você precisa usar de argumentação correta para esclarecer sua decisão técnica. E não será com “é porque estou dizendo” que você irá conquistar a credibilidade do outro. Explique! As vezes precisamos fazer isso por mais de uma vez, de formas diferentes. Afinal, cada pessoa entende de uma forma diferente da outra.

Agora... IMPOSIÇÃO é algo bem diferente. Uma coisa é alguém te sugerir algo, como um conselho, algo que ela julga poder ajudar... Outra coisa é ela querer que você tome uma decisão errada porque ela quer.

Já sei... eu sei... Infelizmente ainda existe muito isso. “Faça porque sou o dono”. “Sou eu que pago o seu salário”... Mas acredite, hoje em dia isso é muito menos comum do que láaaa em 1998 quando comecei em drogaria.

Se você sabe que algo é errado, já explicou, reorientou, notificou por escrito... E “querem” fazer errado... Você tem duas opções básicas: ACEITAR ou RECUSAR. Aceitar é ser no mínimo conivente, e infringir outros artigos do Código de Ética e normas sanitárias, conforme o caso. Recusar pode ser uma decisão difícil, principalmente porque está relacionada a pedir desligamento da empresa e comprometer o seu sustento e da sua família. Mas se todos sempre aceitarem, sempre vai ser assim. Não é fácil. Sei bem... Mas é possível.

Um conselho... Crie sua autoridade profissional. Isso não é com imposição de diploma, carteira do CRF, jaleco branco... Isso tem relação com a sua conduta profissional e pessoal. Não é pelo seu cargo, mas por reconhecerem em Você alguém que tem as respostas, que contribui com o todo, que agrega valor, por você fazer a diferença. Ou melhor, SER a diferença. Não é como você se vê, mas sim como os outros te percebem como pessoa e como profissional. Não existe uma fórmula mágica para isto, e sim muito trabalho e aplicar os métodos certos. Não é algo imediato, mas quando você conquista essa “autoridade” ao invés de ter leigos que querem interferir em seu trabalho, você terá pessoas que irão querer aprender com você.

Espero que tenha gostado! 😉

[Por favor!] Não se esqueça de CURTIR! Você também pode deixar seus COMENTÁRIOS neste post!

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini

 

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page