top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

A Contribuição do Farmacêutico na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde

Isabel-schittini-4farma-blog-Código de Ética Farmacêutica-Deveres-Inciso-IX

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ...

Contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, sobretudo quando, nessa área, ocupar cargo ou desempenhar função pública.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso IX – Deveres do Farmacêutico.

Nós que atuamos em farmácias e drogarias possuímos uma rotina burocrática muito intensa. Só o SNGPC já toma muuuitas horas de nosso dia. Ter organização e processos bem definidos ajudam muito em nossas rotinas, otimizando processos e o tempo. Mas o que não podemos esquecer é de um de nossos papeis como educadores em saúde. Em âmbito público e privado podemos desenvolver ações que contribuirão e muito para a promoção da saúde.

Muitas redes de farmácias já desenvolvem ações que visam contribuir com a saúde das comunidades em que estão inseridas. Cada vez mais o farmacêutico está engajado em ações ou campanhas abertas ao público para aferição de pressão, glicemia, etc... Cada vez mais estabelecimentos também já possuem os consultórios farmacêuticos com os serviços permitidos pela RDC 44/09 e vários com a prescrição farmacêutica.

🚩Como podemos fazer com que as pessoas entendam cada vez mais o papel do Farmacêutico? 👉 Nos mostrando. Mostrando através de ações em saúde em campanhas, ações em escolas e outras instituições, consultórios farmacêuticos e redes sociais. Sim! As redes sociais!!! Cada vez mais profissionais e empresas usam as redes sociais para divulgar seus serviços e produtos através de conteúdos relevantes.

Sabe aquele seu amigo que sempre vê um obstáculo? Aquele que sempre cito aqui? Podíamos dar um nome para ele, ehm Bem, esse seu amigo vai logo reclamar... 😳 Mas eu sou funcionário! Trabalho em uma rede! Ou ao contrário, minha Farmácia é muito pequena, não tenho verba de marketing para isso... 👉 Lembra da nossa máxima?

“Quem quer faz, quem não quer acha uma desculpa”...

Sim, também se aplica aqui.

Para quem está começando a me conhecer, já sabe que trabalho com assuntos regulatórios para farmácias e drogarias. Mas será que você sabe que eu trabalho também com redes sociais? Sabe por que estou dizendo isso? Porque é possível sim usar as redes sociais a custo ZERO ou quase zero para divulgar ações em saúde. Inúmeros outros profissionais já trabalham dessa forma e conseguem um ótimo posicionamento. É muito comum vermos ações como esta com nutricionistas, médicos, dentistas, etc... E nós Farmacêuticos também podemos fazer.

🎯 Vou deixar algumas dicas 😉: [ DICA 1 ] Nem todas as pessoas em suas redes sociais são Farmacêuticos, certo? Então você pode simplesmente compartilhar conteúdos de saúde de interesse em geral. Por exemplo, o Ministério da Saúde frequentemente posta imagens e textos curtos com dicas de saúde. Você só precisa clicar em compartilhar. Também pode adicionar um texto para agregar seu conhecimento ao tema.

[ DICA 2 ] Informações que podem parecer obvias para você, pode não ser para os outros. Ainda hoje não escutamos que antibiótico se toma com leite? Isso! Pai Eterno! Escutei isso duas vezes na semana passada. Isso é uma explicação rápida e simples, e pode ser só em texto.

[ DICA 3 ] Quando compartilhar conteúdo de saúde use alguma marcação ou hashtags que indiquem que você é um Farmacêutico. Assim as pessoas que não são e estão em suas redes, começarão a entender como o farmacêutico pode contribuir com sua saúde.

[ DICA 4 ] Sua mãe sabe o que faz um farmacêutico? Rsrs Mãe foi só um exemplo rs Pense nas pessoas próximas a você que não são farmacêuticos. Elas podem até saber quanto tempo você levou para se formar, as noites em claro que você passou estudando, ... mas será que elas sabem realmente o que faz um farmacêutico? Sabe por que estou fazendo essa colocação? Se as pessoas que são mais próximas a você não sabem “o que faz um farmacêutico”, como podemos querer que as outras pessoas saibam?

Entenda que não é apenas uma questão de dizer ‘sou farmacêutico’. E sim, como você pode influenciar ou transformar positivamente as pessoas através do seu conhecimento. É como você pode ajudar as outras pessoas e em paralelo contribuir para o reconhecimento do profissional farmacêutico.

Sabe aquele seu amigo pessimista? 😆 Ele vai reclamar baixinho... "O que eu ganho com isso?" 👉 Em um primeiro momento, nada.😳 👉 Mas vamos pensar... Um profissional engajado (independente de ser farmacêutico) é 😊: 📌 Mais reconhecido como autoridade em determinado assunto; 📌 É mais reconhecido por todos e valorizado profissionalmente; 📌 Tem maior reconhecimento entre seus colegas de profissão, clientes e possíveis clientes; 📌 Conseguem mais oportunidades de trabalho; 📌 Geralmente são mais empreendedores; etc

👉 E se você for o proprietário de seu próprio negócio? Tiver seu consultório Farmacêutico, farmácia, drogaria, etc?

O que vejo em outras profissões é que os profissionais maaais engajados, geralmente conseguem demostrar VALOR mais facilmente aos seus clientes. Financeiramente também conseguem melhores ganhos. E se não for pela remuneração, será pelo amor. Pela missão que assumimos de cuidar da saúde, bem estar, qualidade de vida, etc... Claro que se puder somar a paixão com a parte financeira, melhor. Eu acho... 😄

Espero que tenha gostado! 😉

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini‬

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page