top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

A Dimensão Ética Farmacêutica

Isabel-Schittini-4Farma-blog-Código de Ética Farmacêutica-Artigo-3º

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica?

A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 3º.

O simples “bom senso” não é parâmetro para suas ações. Por quê? Como dizem, “bom senso cada um tem o seu”. Cada um tem uma história de vida diferente. Passou por experiências e cresceu em ambientes diferentes. Tem crenças e hábitos individuais. E tudo isto influencia em seu comportamento, e consequentemente em suas ações. A Ética não é um senso universal e atemporal, muito pelo contrário. Mas os Códigos de Ética Profissionais são normas publicadas em Diário Oficial da União e são aplicáveis a profissão que se destinam. São válidos até uma alteração em seu texto ou substituição por nova norma, também publicados em DOU.

Em todos os seus atos como Farmacêutico deve ser aplicado os conceitos éticos definidos para a profissão. Assim como em outras profissões, o código de ética norteia as ações, decisões, deveres e proibições aplicadas as suas atividades.

Grande parcela dos profissionais Farmacêuticos atua em Farmácias e Drogarias. Sabemos que é o mercado que mais contrata Farmacêuticos. Ainda nos dias atuais buscamos nossa identidade como profissional. E como conquistar esta identidade? Hoje a maior parte da população já sabe que existe Farmacêutico. Pode não saber muito bem ainda o que ele faz... Quem nunca recebeu uma ultrassonografia no balcão da farmácia e o cliente queria que você "desse o laudo"?

Você teve a sua motivação para fazer faculdade de Farmácia. Algumas histórias podem ser bem parecidas. Mas foi SUA ESCOLHA! Pelo menos eu não conheço nenhum caso de alguém que foi OBRIGADO a fazer faculdade de farmácia...

Você sabe o que é a profissão, mas será que as pessoas que te cercam sabem? Amigos, familiares, vizinhos... Qual é a imagem que um farmacêutico deve transmitir? Sim, imagem. Vamos fazer um teste rápido?!

Imagine neste momento um médico bem sucedido. Agora um advogado de sucesso. Qual a imagem que vem a sua cabeça? Como eles são? O que eles têm em comum mesmo em áreas tão diferentes uma da outra?

E como é a imagem de um farmacêutico?

É essa imagem que precisamos construir na mente das pessoas. Além de atender as normas éticas, sanitárias,... que temos, qual é a postura, apresentação, linguagem verbal e não verbal que precisamos apresentar para nossos clientes.

Já vi muitos casos... Como o de um cliente que pediu para falar com o Farmacêutico. Esse farmacêutico pediu para perguntar sobre 'o que se tratava' para ‘avaliar’ se iria até o balcão atender ou não. Ou, estava ao celular e o paciente na frente dele aguardando para ser atendido... Eu particularmente me aborreço muito quando vou a um estabelecimento (qualquer um) e as pessoas estão de ‘conversinha’ e ignoram os clientes. E você?

Você se apresenta para o seu cliente? Ou espera que ele adivinhe que você é o Farmacêutico? rs Não fiquei doida, não... rs Para nós o jaleco é o que diferencia o Farmacêutico e ainda temos um crachá escrito Farmacêutico. Pode estar claro para nós, para quem trabalha na Farmácia. Mas será que está claro para aquela senhorinha que está com uma dúvida na prescrição? Quantas vezes o seu atendimento começou com o cliente perguntando ‘você é o farmacêutico’? Que tal experimentar antecipar-se! 😉

Boa tarde, senhora! Meu nome é Isabel, sou a Farmacêutica. Como posso ajudá-la?

Independente de sua crença, religião, partido político, time de futebol... Não pode haver nenhum tipo de discriminação. Seja ela direta ou indireta. Além do nosso código de Ética existem diversas outras normas para combater qualquer tipo de discriminação (Claro que não quanto a times de futebol). Mas você não vai "bater boca" sobre futebol com seus clientes ou colegas de trabalho, não é? Tenha atenção que existe um limite muuuito delicado entre ‘brincadeiras’ e ‘ofensas’, principalmente nas relações empresa-cliente, funcionário-funcionário...

Sua responsabilidade não é apenas com as ‘caixinhas de medicamentos’. É com praticamente tudo o que acontece dentro da drogaria. Lembre-se que sua conduta também envolve trazer benefícios as pessoas, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.

Meio Ambiente?! Sim, porque sua drogaria é responsável pelo que consome de energia, o que produz de resíduos, como esses resíduos são descartados (de medicamentos aos resíduos da varrição da loja), etc.

Neste artigo quando se trata de “pelo benefício ao ser humano” não confunda com fazer tudo o que o paciente quer... Em muitos momentos precisamos dizer ‘não’. Até para se dizer esse ‘não’ existem técnicas. Quando você precisar orientar um paciente que o caso dele precisa de uma avaliação médica, não basta dizer apenas ‘procure seu médico’. É quase um trabalho de convencimento. Tudo no Brasil é “~inha”: uma dorzinha, um probleminha, etc. Aquela pessoa precisa que você explique claramente o por quê da consulta. Ganhe a confiança dele! 😉

Trabalhar em Farmácias e Drogarias além de conhecimento técnico requer GOSTAR DE LIDAR COM PESSOAS. Ter atenção, empatia, seriedade, comprometimento, respeito pelo próximo.

E assim, aos poucos, você vai construindo sua identidade profissional. Contribuindo de forma positiva para a identidade do profissional Farmacêutico como um todo, e ganhando pontos para a valorização da categoria. E deixará de ser ‘a farmacêutica daquela drogaria’ para ser ‘a MINHA Farmacêutica’ para seus pacientes. 😊

[Ei!] Já deixou seus COMENTÁRIOS neste post?

Espero que tenha gostado! 😉

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini‬

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page