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  • Foto do escritorIsabel Schittini

As relações do Farmacêutico com os demais Profissionais

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Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ☕

Basear suas relações com os demais profissionais, farmacêuticos ou não, na urbanidade, no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso XV – Deveres do Farmacêutico.

📖 URBANIDADE, do dicionário: conjunto de formalidades e procedimentos que demonstram boas maneiras e respeito entre os cidadãos; afabilidade, civilidade, cortesia.

😊 Nossa palavra chave hoje é [ RESPEITO ].

Apesar do ato de ‘respeitar ao próximo’ ser subentendido como algo que todas devem ter... No mundo em que vivemos, sempre é bom lembrar. Principalmente em tempos em que ainda se vê questões relacionadas a preconceitos os mais diversos, intolerâncias relacionadas desde religião até sua escolha por torcer por um time de futebol, a discriminação nas mais diversas áreas... e que trazem consequências desastrosas para a humanidade.

Além do respeito que (geralmente) nos é ensinado desde pequenos a ter pelos mais idosos, aos pais, a família... Você deve estender esse RESPEITO a qualquer e toda pessoa. Demonstrar respeito não é ser submisso. Demonstrar respeito é sim um ato humanitário. E, principalmente saber demonstrar respeito mesmo para aqueles que neeeem sempre te respeitam como deveriam, é uma questão de postura, de personalidade. Não se pode escolher, selecionar, determinar data para se ter atitudes respeitosas.

E respeito não é demonstrado somente através das palavras. Não é só ‘o que’ se fala. A palavra em si é apenas um pequeno ponto. Como já conversamos, o tom da sua voz, o ritmo da fala, além de suas expressões faciais e corporais, determinam a maior parte da percepção do outro sobre você. Um simples ‘bom dia’ pode soar de diversas maneiras diferentes. Sabe aquele bom dia por obrigação? Sem nenhuma expressão facial? Em que as palavras parecem sair da boca no automático? Esse ‘bom dia’ é um ato de cordialidade ou mera formalidade? Certamente alguém que você conhece faz isso. E pode ser tão no automático, que nem percebe.

A long long time ago... 😄 Eu estava com duas estagiárias de Farmácias que me ajudavam e muuuuito na supervisão farmacêutica. Um dia elas estavam resmungando algo, como se estivem reclamando de alguma coisa ou alguém. E claro rsrs, fui perguntar o que tinha acontecido. Elas estavam aborrecidas porque algumas pessoas não respondiam quando elas davam ‘bom dia’. E já estavam deduzindo que era por serem estagiárias. Em uma empresa, independente do porte ou do número de funcionários, você terá pessoas as mais diversas, com realidades, hábitos e comportamentos muito diferentes. Essas pessoas não tinham o hábito de dar ‘bom dia’ para ninguém. Quando eu disse: isso também acontece comigo, mas continuo dando ‘bom dia’ sempre que passo por elas. Por quê? Porque eu fiz o meu papel. Meu posicionamento profissional é de cumprimentar a todos. Se alguém não responde o ‘problema’ não é meu. Isso simplesmente não me incomoda, não me afeta. Houve uma pausa quase dramática rs por alguns segundos e elas sorrindo disseram (já faz muito tempo e não vou lembrar da frase exata 😁): É. Se nós sentirmos que devemos cumprimentar, devemos fazer sem esperar que seja retribuído ou não.

Esse é um simples exemplo de cordialidade, mas serve para entender que precisamos demonstrar respeito. Se recebermos de volta, ótimo! Mas se não recebermos não é o fim do mundo. Claro que existem casos graves... Aí é outra história... Mas se nós não começarmos com respeito, dificilmente o receberemos de volta. Lembre da frase que sua mãe ou sua avó falavam, “não perca a sua razão”.

E no mundo digital, isso também é aplicável. O que você posta, compartilha, escreve... Tudo isso também reflete sua personalidade. Infelizmente, as vezes vejo posts de colegas com uma linguagem ofensiva, depreciativa... Se você tem uma dúvida e a humildade de perguntar, significa que você precisa de ajuda, quer melhorar, quer se aperfeiçoar. Porém alguns ao invés de ajudar, criticam ofensivamente. Já vi postagens que poderiam ser enquadradas como falta de ética devido ao descumprimento desse e outros artigos do Código de Ética Farmacêutica. Porém para ir para o conselho de ética, normalmente necessita de denúncia pela parte atingida. Postagens podem sim ser usadas como prova. Fora os danos morais e outros...

Então... 🙏 Precisamos exercitar a cordialidade, o respeito, a cortesia... Dentro e fora de casa. No trabalho com nossos colegas farmacêuticos ou não, com nossos clientes, nossos fornecedores e até mesmo com nossos concorrentes 😉 Com isto, desejo CORDIALMENTE um excelente final de semana para você!

Espero que tenha gostado! 😉

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini‬

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

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