Blog

Blog

Atuação do Farmacêutico na Seleção e Supervisão dos Colaboradores

28/01/2016

 

 

Vamos fazer uma pausa para o café e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ☕

 

Selecionar e supervisionar, nos limites da lei, os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício das suas atividades.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso XI – Deveres do Farmacêutico.

 

Grandes empresas geralmente possuem setores específicos para recrutamento e seleção de pessoal. Sei que essa não é realidade da maioria dos estabelecimentos, principalmente em empresas de pequeno porte, independentes. O Farmacêutico pode contribuir para a seleção dos colaboradores que irão fazer parte da equipe.

 

🚩Como?
👉 Imagine sua farmácia. Agora você é um empreendedor e conseguiu abrir seu próprio negócio! Como empreendedores, acabamos fazendo de um tudo. Um ponto será a contratação de quem vai trabalhar com você. Se é o SEU negócio, VOCÊ estabelece os critérios de contratação. Então vamos começar a montar o quebra-cabeça:

👉 Quais as funções (cargos) que eu preciso ter em meu estabelecimento?
> Responder 'Farmacêutico' primeiro não vale... rsrs Tá! Além do Farmacêutico?
Qual o horário de funcionamento?
> Para saber quantos funcionários serão necessários (lembrar das regras da CLT para jornada de trabalho, repouso remunerado e intervalos para alimentação)

 

👉 Agora você já sabe para quais cargos vai ter que contratar e quantos para cada cargo.

 

🎯 Defina primeiro o geral, o que todos devem ter. E isso dependerá muito da filosofia da sua empresa, tipo de público que irá atender... Lembre que a sua equipe também faz parte da marca de sua empresa: como eles se apresentam, atendem, falam, etc.

 

👉 E para cada cargo: Precisa de experiência? Algum curso ou formação específica? Quais os critérios que são obrigatórios e quais são apenas recomendáveis?


👉 Você vai precisar pensar o que busca para cada cargo dentro de sua realidade local, de acordo com os salários e benefícios que vai oferecer, alinhado com a concorrência (dentro do possível), etc

 

🎯 Tudo isto você vai precisar ter em mente antes de começar a avaliar currículos e chamar para entrevista. Tenha claro o que você busca.

 

Como eu repeti ao longo da minha vida umas 95862041 vezes em processos seletivos 😁: Processo seletivo é um nome formal que o mercado dá. Na realidade não deve ser visto como ‘aprovação’ ou ‘reprovação’. Cada empresa tem sua cultura, seus objetivos, suas expectativas quanto aos colaboradores, etc. Assim como cada candidato tem suas expectativas quanto ao emprego, o que ele busca realmente para sua vida profissional, o que ele quer receber da empresa e o que ele tem a oferecer. Quando se consegue esse equilíbrio, ótimo! Se não, você pode buscar outras oportunidades. Não há nada de errado em recusar uma vaga. Assim como a empresa pode optar por buscar outros profissionais. Isso para qualquer tipo de empresa, pode ser uma padaria, uma lojinha de roupas, um spa, uma farmácia... Pode ser para qualquer pessoa, farmacêutico ou não.

 

Geralmente estamos mais acostumados a posição de entrevistado, o candidato. E passamos, ou algum amigo já passou, por entrevistas as mais variadas possíveis. Do simples “É Farmacêutico? Tá contratado!”. Até processos divididos em várias etapas, com provas e aqueles jogos que nem sempre quem está fazendo entende o motivo. Mas acredite! Tudo tem um motivo!

 

👉 Tá... Voltamos para a sua empresa. Já pensou quais os critérios que iria usar? Ou você vai dividir sua equipe em família e amigos? Pode. Pode até dar certo. E se não for o caso? O que você vai falar e quer ouvir durante a entrevista? Que perguntas você precisa fazer?

 

🎯 Tenha em mente que uma coisa é currículo, outra é entrevista e outra ainda maaaais diferente é a prática.

 

👉 Você já conseguiu todos os colaboradores que precisava, já passaram por todo o processo de contratação, e... E agora? É só dizer quando começam?

Por mais que você consiga o “quase milagre” de contratar todos com experiência... A experiência é de cada um e em outras realidades. Como você precisa que eles trabalhem?

 

👉 Sim, começa a parte de treinamentos. A RDC 44/09 já trata de treinamento de equipe. Quando você é um colaborador de uma equipe, é seu papel auxiliar o desenvolvimento com treinamentos iniciais e continuados para os outros colaboradores. Geralmente com foco na parte técnica. Lembre que tem treinamentos com registro obrigatórios que devem ficar arquivados no estabelecimento, e muitas Vigilâncias Sanitárias cobram esses registros. E quando você é o dono? Ou você treina todos em tudo, e isto não é impossível. Ou você já contrata pessoas que vão ser multiplicadoras de conhecimento. Vão te ajudar a treinar os outros em áreas que elas possam ter maior domínio (área técnica é com o Farmacêutico 😉).

 

🚩Mas eu não sou dono. Sou contratado. 
👉 Você pode ajudar de inúmeras formas. Orientando, acompanhando, supervisionando, dando seu ‘parecer’ para o colaborador novo e os responsáveis operacionais, etc...


Dentro da área técnica é nosso dever orientar, acompanhar e supervisionar, dentro dos limites da lei e das normas da empresa. Lembre: Equipe treinada é mais eficiente. Equipe mais eficiente tem menos problemas. Equipe com menos problemas gera menos stress e preocupações 😉

 

🚩Mas trabalho em uma rede e eles é quem fazem os treinamentos 
👉 As redes geralmente possuem treinamentos (e muitos) para suas equipes, mas possuem também uma agenda. E isso não tira a sua responsabilidade. Quando eu estava na supervisão farmacêutica, o que eu pedia era para avaliarem que treinamentos específicos que sua equipe precisava. Por exemplo, estavam com muitas dúvidas sobre genéricos. Não precisavam esperar ter o treinamento de genéricos que estava programado para 4-5 meses. Enviava o material para a loja e o farmacêutico aplicava. Muitas vezes os próprios farmacêuticos montavam treinamentos nas lojas e depois me enviavam, e muito acabavam sendo incorporados ou adaptados na grade de treinamentos. E você acha que em loja eles tinham um projetor de slides, sala com cadeiras, podiam parar todos ao mesmo tempo para aplicar o treinamento? Claro que não 😊

 

O primeiro treinamento que eu dei quando comecei em drogaria (ihhh em 1998) foi sobre controlados. Eram duas lojas, uma com 23 balconistas outra com 7, com ritmo frenético. Você acha que naquela época eu tinha computador, impressora, sala de treinamento?... Nada. Não tinha nem o Dr Google para pegar modelos 😥 Apostila feita na mão e xerox. Um a um, quando conseguia capturar 2 ao mesmo tempo já era uma felicidade. E assim foi, repeti ‘500x’ as novas regras da P. 344/98 (na época eram novas😅, ia entrar em vigor). Só mais um detalhe. Ninguém me pediu para fazer nenhum treinamento. Eu que pedi para fazer. O que eu ganhei? Menos dor de cabeça em primeiro lugar. Aproximação da equipe porque eles percebiam que eu queria ajudá-los a trabalhar melhor. Resumo da história, minha apostila manuscrita 'pobrinha' 😁 acabou virando “apostila” das outras lojas do mesmo dono.

 

Essa historinha não é para falar de mim. É para perceber que quando a gente quer, arrumamos um jeito. Já escutou aquela frase “quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa”. Nem sempre vamos ter as condições ideais, os materiais mais elaborados, o local ideal... Mas se este for o motivo para não fazer, não será feito nunca...

 

Aqui com a minha canequinha de café ☕... porque minha dose não cabe em uma delicada xícara...rsrs Pensei: Será que você precisa de ajuda para entender melhor como fazer entrevistas ou treinamento de equipes? Que talvez você queira entender melhor o que buscam em uma entrevista de emprego de um farmacêutico para drogarias? Ou se vai empreender, como entrevistar esses candidatos?

 

Respondeu SIM para alguma dessas perguntas? 🙌🙌🙌🙌
Bem... Eu não sou de RH, mas tive 12 anos de Supervisão Farmacêutica. Nesse período quase toda semana (as vezes mais de uma vez por semana) tinha processo seletivo para Farmacêuticos e eu participava de todos junto com o RH. Imagine de quantos processos seletivos eu já participei.... Até eu me assustei agora 😨. Então... tenho meus segredos e dicas 😉

 

Você topa um HangOut sobre ‘processo seletivo para farmacêuticos’??? Online e grátis!


🙆 Se você tem interesse, escreve aqui nos comentários EU QUERO O HANGOUT. Pode marcar os amigos, compartilhar... Por enquanto é uma ideia que me ocorreu. Se você e mais 15 pessoas pelo menos quiserem, eu começo a montar o material e depois divulgo aqui na página direitinho 😉

 

Espero que tenha gostado! 😉

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud