Blog

Blog

Dificultar a Fiscalização ou Desacatar os Fiscais

16/06/2016

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ☕

 

Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora ou desacatar as autoridades sanitárias ou profissionais, quando no exercício das suas funções.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 14, Inciso IX – Proibições ao Farmacêutico.

 

O Fiscal não é seu inimigo!
Por mais que você já tenha experiência, que já tenha recebido diversas fiscalizações em sua loja, mesmo sabendo que está tudo certinho... Quando você escuta: “Doutora, fiscalização!” 😨 Não tem como ficar indiferente. Costumo falar nos cursos que geralmente é ‘um frio que desce e um calor que sobe’ rsrs Claro, com o tempo você sente menos essa “pressão”, mas ficar totalmente indiferente é muito difícil.

 

🚩Por que sinto isso? Por que eu sofro tanto e outros colegas nem tanto?
👉 Várias razões... Primeiro é como você se condicionou a simples palavra Fiscalização ou Fiscal. Muitos atrelam a essas palavras o peso de ‘alguém que vem ao meu local de trabalho para apontar o que está errado’, ‘algo que serve para me punir’, sempre com uma conotação negativa. Tente modificar esse padrão. Não é fácil porque passa por suas características comportamentais, mas é possível.

 

Precisamos entender que os fiscais da VISA ou dos CRF estão no cumprimento de seu dever. Inspecionar os estabelecimentos dentro de suas atribuições para verificar o cumprimento de normas sanitárias ou profissionais. Estão trabalhando. Você sabe que um dia eles vão te visitar. Sabe também das normas, como aplicá-las, o certo e o errado...

 

🚩Mas tem Fiscais mais tranquilos do que outros... Fico tensa! 
👉 Assim como tem Farmacêuticos mais tranquilos do que outros. Dentistas mais tranquilos do que outros. Motoristas de ônibus mais tranquilos do que outros... Ele também é uma pessoa! Também tem características próprias, tem dias bons e dias ruins. Assim como eu tenho, como você tem...

 

[ DICAS
📌 Respeite para ser respeitado. Isso em qualquer área de sua vida. Demonstrar respeito a quem te fiscaliza não é só porque ele ‘pode te multar’, mas sim porque é uma questão de educação e demonstra seu profissionalismo.
📌 Saiba onde estão os documentos da Farmácia! Geralmente é a primeira coisa que pedem. 


🎯 [ DICA DE OURO ] Mesmo os documentos expostos em seus devidos lugares, você pode fazer uma pasta com todos eles. Fica mais fácil na hora de mostrar para o Fiscal.
📌 Tenha cópia ou original dos seus documentos. Muitos fiscais pedem sua identificação profissional para comprovar que de fato você é o Farmacêutico. Não se esqueça da carteirinha do CRF e anuidade do ano paga.
📌 Fique atento as perguntas. Responda com seriedade e convicção. Demonstrar fragilidade, insegurança, tentativas de ‘enrolar’... só vão fazer ele ficar desconfiado.
📌 Geralmente eles deixam um Termo de Visita. Leiam antes de assinar sempre! Já vi situações em que o próprio Farmacêutico atendeu a fiscalização e no termo constava que ele estava ausente... Se você assinar, vai ter todo o trabalho de entrar com uma justificativa para que isso não avance para uma multa ou você sofra sanções éticas.
📌 Atenção a sua abordagem aos fiscais. Tentar impedir ou dificultar a ação de fiscais além de problemas éticos, podem acarretar problemas administrativos.

 

🚩Ah mas o fiscal da VISA que veio ao estabelecimento não era Farmacêutico!
👉 Mundo ideal: sempre um dos fiscais será Farmacêutico. Ahhh no mundo ideal também temos fiscais suficientes para todos os estabelecimentos, sua Licença é emitida em até 3 dias após as aprovações necessárias, aquele seu concorrente desleal é fiscalizado dia sim-dia sim...


Até a parte de ter sempre um fiscal Farmacêutico e em número suficiente, espero que um dia todos os municípios consigam. O resto se vier é bônus 😊
Deixar ou não deixar fiscalizar... É um ponto muito delicado. Depende da situação. Olha eu voltando ao ‘depende’...


Imagine a situação: Você acabou de abrir sua drogaria e precisa desesperadamente da Licença Sanitária para poder dar andamento a sua AFE, começar a trabalhar com controlados e antimicrobianos, Farmácia Popular... Você sabe que está tudo certinho... Chegam os fiscais e nenhum é Farmacêutico. O que você faz? E se em sua região ainda não tiver nenhum Farmacêutico na Fiscalização da VISA? Você recebe a fiscalização ou diz que eles não podem te fiscalizar? Tema bem delicado. Eu não posso decidir isso por você...

 

🚩Ah... Mas se o fiscal chegar, eu fujo!😤
👉 Olha o nosso amigo Reclamofarma... E ele acha que vai fugir para que país? Rsrs
Tem casos em que o fiscal entra por uma porta e o Farmacêutico sai por outra. Nem vou entrar no mérito do por quê do “Farmacêutico em fuga”. Se o fiscal da VISA não te encontrar, ele pode muito bem deixar um termo de intimação para você comparecer láaaa na Vigilância para esclarecer qualquer fato que tenha sido constatado na inspeção. Adianta fugir?! E se for Fiscal do CRF, Farmacêutico ausente sem substituto é multa para o estabelecimento. E ainda o risco de ir para o Conselho de Ética se houver reincidências.

 

Então... O Fiscal não é seu inimigo! Se você trabalha direitinho, tem o compromisso com a profissão e com a sociedade, não tem motivos para ‘temer’ uma fiscalização.

 

Espero que tenha gostado! 😊

[GOSTOU?] Deixe seus COMENTÁRIOS no post! 


Você também pode deixar seus COMENTÁRIOS neste post! 

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

 

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉
 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud