Blog

Blog

A Importância da Atualização Farmacêutica

05/01/2017

 

 

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou o seu cafezinho? ☕

 

O Farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 7º.

 

Todo profissional, Farmacêutico ou não, precisa de aprendizado contínuo. Quando falamos na área de saúde, a evolução, novas descobertas, novas técnicas, novos conceitos acontecem cada vez mais rápido. E estudar fará parte de sua vida!

 

Provas? 📖📚📘 Quando se está no mercado de trabalho você tem novas provas todos os dias. Sim, provas. Com uma diferença, você não sabe qual ou quais as ‘matérias’ que terá que responder. É como uma prova surpresa a cada dia, e você precisa estar preparado.

 

Engana-se quem pensa que não há avaliações ou ‘notas’. Somos avaliados o tempo todo. Não apenas em nosso conhecimento teórico, mas principalmente no exercício prático da profissão. Se você tem um bom conhecimento teórico, mas não sabe colocá-lo em prática ou não quer colocar em prática, não seria o mesmo que não tê-lo?

 

Apesar de cada um ter um tempo diferente de formado, todos tiveram disciplinas teóricas e práticas. Nem sempre aquele aluno que era bom nas disciplinas teóricas também tinha a mesma habilidade nas práticas, e vice versa. Os estágios não são apenas para contar créditos, têm um papel que muitos não percebem que é criar familiaridade, novas rotinas, gatilhos mentais. Além da execução prática do que aprendemos na faculdade, é uma experiência para você buscar aquelas que irão gerar maior identificação, e isso tem muita relação com hábitos.

 

Falando em hábitos... Por que era mais fácil estudar para as provas? Mesmo que fosse de véspera... Por que era mais fácil estudar aquelas matérias que você mais gostava? Por que você deixava sempre para depois as matérias que você tinha menor afinidade? E aquelas que você não gostava do professor?...

Estudar o que você gosta traz uma recompensa que é o prazer. Prazer por ler sobre um assunto que você gosta, por ter facilidade no entendimento, que tinha professores que te inspiravam e remetem a lembranças positivas... O que é isso? Hábitos 😉

 

Quando você tinha dificuldades ou não gostava de um assunto, o que você tinha como recompensa? Insatisfação, irritação, ansiedade, impaciência... Claro, não eram sensações boas nem positivas, e seu cérebro logo achava uma forma de você escapar da ‘tortura’, mesmo que fosse uma mosquinha passando ... isso também deriva de hábitos. Seu cérebro cria essas ferramentas e normalmente você nem desconfia.

 

Porque era mais fácil estudar quando se tinha prova? Você foi condicionado a isso desde criancinha, lembra? “Menina, vai estudar que você tem prova!” Quem nunca escutou isso? E diversas vezes... Gatilhos foram criados: prova significa estudar, a recompensa seria tirar boas notas de preferência com elogios, ou simplesmente não tomar uma chamada dos pais (aí varia de cada um 😆).

 

Se você acha que não tem ‘prova’, o que te estimula a estudar? Não aceite este comando do seu cérebro. Você estuda não para fazer uma prova convencional. Você estuda para crescer como indivíduo, como profissional. Nenhum conhecimento é em excesso. Tudo poderá ser usado um dia. Só vai depender de você.

 

Já vi algumas vezes pessoas que buscam ‘argumentos’ para não estudar, como:
No local que trabalho não me valorizam. Vou estudar para que?
No meu emprego não tenho como crescer, não tem como eu ser promovido. Para que vou me aperfeiçoar?
Meu padrão só me paga o piso e tenho muitas despesas. Não tem plano de cargos e salários. Não tenho para onde crescer. Não tenho tempo, dinheiro nem motivo para estudar.

 

Minha humilde opinião... Lamentável!

 

Precisamos entender que não estudamos para uma empresa, não estudamos para um chefe, não estudamos nem para um professor. Você estuda unicamente para você!

 

Valorização profissional não se impõe, se conquista. Se você gostaria de crescer profissionalmente e no seu local de trabalho não tem a remota possibilidade disso acontecer, você vai ficar aí por mais quanto tempo? Para buscar outras oportunidades você não precisa estar atualizado? Use a internet para o bem! Não faltam conteúdos pagos ou gratuitos para sua atualização. O aplicativo do Periscope também pode ser usado, tem muito material gratuito e bom. Só que os vídeos só ficam disponíveis por 24h (esta é uma rede social que está crescendo muito rapidamente no mundo todo).

 

Exemplos que costumo dar nas minhas aulas... Você vai esperar ter uma oportunidade em uma multinacional para começar a estudar idiomas? Você espera abrir um concurso para começar a estudar? Quem vai ter mais chances de conseguir?

 

Você não estuda para um CNPJ, a não ser que seja seu... Sempre falei e nunca cansarei de repetir... Quando você sair de uma empresa para outra oportunidade, não vai ter uma caixinha para colocar seu jaleco, crachá e seus conhecimentos. Todo o conhecimento que adquiriu, você irá levar. É só seu! Já vi muitos casos de colegas Farmacêuticos que começaram como funcionários de uma empresa, ou mesmo estagiários, se dedicaram para aprender ao máximo, se especializaram e hoje são donos de suas próprias empresas.

 

Estudar deve ser algo prazeroso e não uma obrigação porque você tem ‘prova’. Quando você estuda o conhecimento passa a te pertencer. Você tem o poder de decidir o ‘como’ e ‘onde’ aplicá-lo.

 

Comece criando novos hábitos. Como é mais fácil estudar o que você gosta... Escolha o assunto e crie uma meta. Ex. vou ler esse artigo em X tempo; vou ler sobre o tema Y pelo menos 2h por semana... E vá gradativamente aumentando esse tempo de estudo, incluindo mais materiais... Quando já estiver acostumado com as NOVAS ROTINAS DE ESTUDO (i.e. criou um novo hábito) coloque no meio algum tema que você precisa estudar, mas talvez não goste tanto (efeito ‘sanduiche’). Vai ficar mais fácil com o tempo 😉

 

Espero que tenha gostado! 😉

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud