Blog

Blog

Padrões Desejáveis das Responsabilidades do Farmacêutico

18/02/2016

 

 

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café? ...

 

Assumir, com responsabilidade social, ética, sanitária, ambiental e educativa, sua função na determinação de padrões desejáveis em todo o âmbito profissional.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso VIII – Deveres do Farmacêutico.

 

Você provavelmente já escutou que o Farmacêutico de Farmácia e Drogaria é simplesmente para cumprir uma exigência legal? Já deve ter escutado que “ele” não precisa fazer nada...


Esse tipo de comentário já é bem antigo. E ainda hoje quando escuto algo assim, me revolta 😢.

 

Temos duas situações muito claras:
1) Empregadores que ainda pensam que o farmacêutico é apenas “uma exigência legal para ele não receber multa”. Alguns não possibilitam que o profissional exerça na sua amplitude seu papel como educador em saúde, a assistência e serviços farmacêuticos...
2) Profissionais que se comportam como “presença obrigatória apenas para cumprir uma exigência legal”. Que ainda hoje acham que podem ser “assinacêuticos” só porque na farmácia não tem dispensação de medicamentos controlados. Que acha que é para ficar lá só esperando a hora passar.

 

As duas situações são frustrantes, eu sei. Mas não podemos mudar o mundo de um dia para o outro. Porém podemos dar passos que contribuam com a VALORIZAÇÃO do profissional. Valorização, no meu entendimento, são se impõe. Se conquista! Em todos os mercados, em todas as profissões, você terá profissionais mais valorizados que outros colegas. Qual é o posicionamento dos mais valorizados? Qual é a postura? Quais são as atitudes? Certamente não são os que se acomodam, ou os que ficam sentadinhos esperando que “os outros mudem o seu mundo”... Concorda?

 

Quando comecei em drogaria foi no momento em que os Farmacêuticos estavam reassumindo seu papel nesse mercado. Então os estabelecimentos estavam um longo período sem ter ‘fisicamente’ o farmacêutico, muito menos um que quisesse efetivamente atuar. Sim, já escutei... ‘para que serve o farmacêutico?’, ‘para que farmacêutico na drogaria se na indústria já tem farmacêuticos que garantem os medicamentos’, ‘o que faz um farmacêutico’... Muitos anos se passaram... No início teve muita resistência, para ficar no balcão era uma ‘guerra’... mas aos poucos o espaço foi conquistado. E isso é conquistado com base em uma relação de confiança que você estabelece, nunca através de uma imposição.

 

Ninguém fica feliz quando um ‘doctor’ chega na farmácia e diz que temos que atender ao que ele diz simplesmente porque é médico. Não é? Por que os colaboradores deveriam ficar felizes com uma argumentação parecida? Quem se lembra do “você não vai sair porque sou sua mãe e eu que mando”? Isso era uma imposição sem fundamentação clara. Quem nunca respondeu “por que”? Você aceitava feliz da vida? A maioria acatava por medo do chinelo rsrs Outros davam um jeitinho de fazer errado... Valorização e Respeito devem ser CONQUISTADOS em todos os aspectos de nossas vidas.

 

Se você está trabalhando em uma farmácia ou drogaria em que não consegue exercer minimamente suas atribuições dentro das responsabilidades éticas, sanitárias, etc... precisará avaliar a situação. “Coisas erradas”: Eles não fazem porque desconheciam, ou não fazem porque não querem fazer? As vezes não tinham orientação para poder se adequar. E neste caso, você poderá transformar a situação e ajudá-los. Porém se não fazem simplesmente porque não querem fazer, dificilmente você conseguirá transformá-los. Não foi possível? Transforme-se! E não é aceitando as “coisas erradas”, já conversamos sobre isso em posts anteriores.

 

Busque novas oportunidades! Crie novas oportunidades! Independente do tamanho de sua cidade. O mundo é muuuuito grande para você se limitar geograficamente. A vida é muito curta para trabalhar em algo que não te faça feliz.

 

Espero que tenha gostado! 😉

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud