Blog

Blog

Práticas de Atividades Contrárias a Lei, o que fazer?

04/02/2016

 

 

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café?

 

Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes a recusa em se submeter à prática de atividade contrária à lei ou regulamento, bem como a desvinculação do cargo, função ou emprego, motivadas pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão e da saúde.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 12, Inciso V – Deveres do Farmacêutico.

 

Você começa em um novo emprego, cheio de ideias, querendo exercer plenamente seu papel como Farmacêutico. Geralmente só conhecemos o local em que vamos trabalhar após uma entrevista e mesmo após assinar o contrato de trabalho. E algumas vezes... não é bem o que imaginávamos 😢. Mas para tudo há uma solução. Isso é certo! 😉

 

👉 Assim que você chegar a uma nova Farmácia/drogaria precisa mais do que nunca entender suas normas, conhecer a equipe e principalmente VER o local com os olhos de um fiscal. Tem algo que precisa ser mudado? Que não atende as normas sanitárias? Não é querer ser chato no primeiro contato 😕. E sim, poder ter um novo olhar sobre o local e compartilhar sua experiência com os pontos que podem trazer problemas.

 

Alguns estabelecimentos podem apresentar problemas simplesmente por não terem recebido orientações corretas anteriores. Por vezes uma simples explicação resolve o problema e tudo se ajusta.

 

🚩E quando “não querem resolver os problemas”? Você já conversou, orientou, mostrou as normas que embasam seus argumentos...
👉 Lembre-se: você só pode ajudar quem quer ser ajudado.

 

🚩Não tem solução, então? 
👉 Sim, sempre tem uma solução. Se você tentou ajudar e não surtiu nenhum efeito, a solução é você se desligar. Sim, pedir demissão. Sei que este é um momento de grande decisão. Você pode ser o único responsável pelo sustento de sua família. Não estava aparecendo nenhuma oportunidade e você se apegou a essa como se fosse a última salvação. Mas pense: o que você vai poder fazer por você e por sua família se submetendo a um emprego que coloca em risco a sociedade, os demais funcionários, o meio ambiente, sua ética profissional? Você vai conseguir pagar algumas contas, claro. Mas o stress, nervosismo e RISCO pagarão essas contas também.

 

👉 Uma sugestão que sempre dou nos cursos é após conversar e nada mudar, a fazer uma notificação por escrito ao estabelecimento. Preferencialmente com a assinatura do responsável (normalmente o gerente) pelo recebimento, como um ´protocolo’ de entrega do ‘relatório técnico’ (para não “criarem caso” de assinar). Se nada foi feito, você poderá pedir demissão, dar baixa no CRF e apresentar este documento como uma das “provas” das irregularidades. Lembre-se que sempre é recomendável ter provas ao fazer as denúncias. Se não apresentar nada, será aberto um processo para verificar as denúncias de qualquer forma. Mas se não constatarem a irregularidade, você poderá sofrer sanções pelo antigo empregador. Nunca é demais de resguardar! 😉

 

Entenda que as denúncias devem ser feitas a quem de direito e conforme o caso: CRF, Sindicato, Vigilância Sanitária, polícia, PROCON, Ministério do Trabalho, etc. Reclamar em redes sociais tem alguns problemas... 
1- Sem uma denúncia formal, nem sempre o órgão competente saberá e/ou poderá abrir um inquérito para verificação das irregularidades.
2- O antigo empregador provavelmente vai ficar sabendo e pode “maquiar” os problemas dificultando a investigação.
3- Se ele “corrigir” os erros antes da inspeção e nada for constatado, ainda poderá abrir um processo civil contra você.

 

Não me interprete errado. Eu não sou contra levar a conhecimento de outros colegas situações irregulares que você presenciou. Só tenha cuidado para não compartilhar em redes sociais 'abertas' e atrapalhar os processos em investigação com suas denúncias.

 

🚩Mas e o emprego? Preciso trabalhar! Já fiz algumas entrevistas e não fui chamado para nenhuma! Tenho minhas contas e minha família! 😨
👉 Como eu posso ajudar... Não tenho como te contratar... Não tenho uma empresa, ainda...


Mas posso te ajudar a entender o que é a entrevista para uma vaga de Farmacêutico. Se você viu o post anterior de nosso encontro Pausa para o café ☕ , Vamos Falar de Ética, contei um pouquinho da minha história com processos seletivos.

 
E se você tivesse uma palestra online gratuita, um HangOut sobre ‘processo seletivo para farmacêuticos’??? São alguns conhecimentos que eu posso compartilhar com você. E isso você poderá aplicar não apenas para você, mas se você precisar entrevistar algum funcionário para a sua farmácia ou drogaria. Claro que o ideal é ter alguém de RH, mas nem todas as pequenas e médias empresas possuem. Certo?


Se você tem interesse, escreve aqui nos comentários EU QUERO O HANGOUT. Pode marcar os amigos, compartilhar... Por enquanto é uma ideia. Se você e mais 15 pessoas pelo menos quiserem, eu começo a montar o material e depois divulgo aqui na página direitinho o dia e horário do Hangout.

 

Espero que tenha gostado! 😉

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud