Blog

Blog

Presença Efetiva do Farmacêutico nas Farmácias e Drogarias

05/05/2016

 

Vamos fazer uma pausa para o café e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou seu café ☕?

 

Deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional, ou permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 14, Inciso V – Proibições ao Farmacêutico.

 

Sim! Neste artigo se enquadram os “Assinacêuticos”, aqueles colegas que ‘alugam’ os seus números de registros para responsabilidade técnica, mas não comparecem ao local. Pelo menos não em todo o horário declarado. Desde que me entendo por Farmacêutica, e isso já faz um tempinho 😄, lutamos por nossos espeços e pela valorização profissional. Podem existir empregadores que até oferecem essa “proposta”, mas a Responsabilidade por aceitar é do Farmacêutico. Não é se ausentando que a sociedade irá compreender melhor a sua importância para o‪ #‎UsoRacionalDeMedicamentos‬ Não é se ausentando que conquistará valorização profissional. Não é se ausentando que irá conquistar mais conhecimento e ajudar mais pessoas... Ainda bem que o número de “assinacêuticos” já reduziu e muuuuito. Tenho fé que um dia deixarão de existir! 🙏

 

Entenda que se ausentar para participar de cursos de atualização, reuniões da empresa, ou motivos de saúde não é o mesmo. Você efetivamente trabalha, mas momentaneamente se ausentou. E as ausências devem ser comunicadas previamente ao seu CRF.

 

Independente das classes de medicamentos vendidos no estabelecimento, a presença do Farmacêutico é obrigatória. Pode ser vista por alguns como uma “imposição legal”. Já escutou: “só tenho farmacêutico aqui porque a lei me obriga” ou “se não tivesse multa, não teria tantos farmacêuticos aqui”... Essa é a visão de um empregador que não conhece o que o Farmacêutico pode fazer pelo seu estabelecimento. E antes de julgarmos, devemos entender que podem existir duas simples explicações:
1. Ele realmente só vê e analisa números frios. Só vê o quanto paga, mas não consegue reconhecer o atendimento EFETIVO do Farmacêutico pode trazer de VALOR para o seu estabelecimento. Ou...
2. As experiências anteriores que ele teve com Farmacêuticos não foram tão boas... Se era um funcionário que até cumpria o horário de trabalho, mas só ficava na parte dos fundos da farmácia olhando para o celular, reclamando que não gosta de trabalhar nisso, que só está ali porque o CRF o obriga, que ganha pouco, que não contribui com os outros funcionários, que só atende um cliente se quiser e em último caso... Sim, isso existe Será que se você tivesse trabalhado apenas com pessoas assim, acharia que são importantes para o estabelecimento? Saberia quais são as suas responsabilidades? Saberia?...

 

✔ Um outro ponto que precisamos refletir é sobre a Valorização Profissional. Você precisa dar VALOR ao seu trabalho para ser valorizado.

 

🚩Como assim?
👉 Em nenhum lugar da face da Terra você será primeiro valorizado e promovido para depois começar a produzir. Por mais simples que seja, escuto muuuuito isso.

Sabe o Reclamofarma!? Ele diria: Ah! Para que vou fazer um atendimento diferenciado, dar muita atenção aos clientes, prestar serviços farmacêuticos? Quando me pagarem mais, eu faço! 😤

👉 Ahhhh coitado! Sabe quando isso vai acontecer? Nunca! 😄 Tá! “Nunca diga nunca!” Digamos que as chances disso acontecer será de 0,0001%.

 

📣 Valorização não se impõe, se conquista!

 

Quando você se propõe a trabalhar em um local, você tem as atribuições INERENTES ao cargo e a profissão. Pelo menos nos 984.985.123 (rs) processos seletivos que já fiz para Farmacêuticos, sempre dizia TUDO o que teriam que fazer, quanto iriam ganhar, escala de férias, folga, etc. Ninguém entrava na empresa achando que iria ganhar ou fazer algo diferente. Porém... Sempre tinha os que ‘se esqueciam’ de atribuições e responsabilidades... Exemplo? Começar a chegar todo dia atrasado para ‘ver se mandam embora’. Uhm! Esse caso é bem simples na realidade. Primeiro saber o motivo da insatisfação. É o local? A equipe? A empresa? A área de atuação? Na maioria dos casos, cansaram da área e não querem pedir demissão para não perder a multa rescisória pela CLT. O mais impressionante é que as vezes não tinham meses de casa, ou seja, a multa seria quase nada. Bem, chamava, conversava para tentar entender o problema, ver se tinha solução... Mas quando isso já era algo definido na cabeça dele, não teria solução possível. Algumas empresas fazem ‘acordos’ para mandar embora. A maioria das grandes empresas, não o fazem.

 

🚩Ah, mas existe o lado humano! Ele não se adaptou. O que custa? 
👉 Sim, custa. Não só o valor da multa, mas o que isso pode gerar de impacto para os demais colaboradores Farmacêuticos ou não. 
👉 Vamos fazer assim: Imagine que você conseguiu abrir sua farmácia. É um empreendedor. E tem um funcionário que todo dia chega atrasado ou falta sem justificativa alguma. Simplesmente não gostou do ‘trabalho’ e quer que você o demita. Basicamente você tem duas alternativas: Fazer a demissão dele e ter uma equipe que pensa que ‘quem não faz nada é premiado’ ou orientá-lo e seguir a CLT (advertência verbal, por escrito, etc). Acredite! Se ele estava “fazendo corpo mole” também prejudicava e sobrecarregava o resto da equipe. Eles terão a percepção de ‘Justiça’ se você seguir a CLT. Além de evitar que outros tenham a mesma ideia... O que você faria?

 

Entenda... Todo mundo tem certas insatisfações. Nenhum emprego é 1000% perfeito, a não ser que você se acomode. Existem inúmeras variáveis que dependem de você, do momento, da empresa, dos membros da equipe, do local, do que você planeja para seu presente e futuro... Você pode ter suas insatisfações. O que importa é o que você faz com elas. Se essas insatisfações te incomodam e você não faz nada para mudar, vão continuar te aborrecendo e certamente te levará a frustração. Se você usa isso como combustível para mudança, pode ser um grande impulso que te levará aonde você quer. Já escutou algo assim:


Que eu tenha serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, 
Coragem para modificar aquelas que posso 
E sabedoria para distinguir umas das outras.

 

Bem assim. Não perca sua coragem! Não perca sua sabedoria! 😉

 

Estar presente na Farmácia ou drogaria não é apenas uma exigência legal. Hoje, data em que celebramos o Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, reforça o nosso papel, o nosso dever e a nossa vocação para levar conhecimento e esclarecimento para a saúde bem estar de todos. Se queremos valorização profissional, devemos atuar com ‪#‎ExcelênciaFarmacêutica‬ 


🔸Farmacêutico presente e atuante!🔸


Espero que tenha gostado! 😉

[Por favor!] Não se esqueça de CURTIR e deixar seus COMENTÁRIOS neste post!

 

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

 

Abraços,

Isabel Schittini‬ 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud