top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

A Responsabilidade Solidária do Farmacêutico

Isabel-Schittini-4farma-blog-Código de Ética Farmacêutica-Artigo-4º

Vamos fazer uma pausa para o café ☕ e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica? Já pegou o seu cafezinho? ☕

Entender a dimensão da Responsabilidade do Farmacêutico é fundamental para o profissional exercer com segurança suas atividades profissionais. Por isso vamos fazer uma Pausa para o Café e conversar um pouco sobre a aplicação do Código de Ética Farmacêutica.

O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.” – Código de Ética Farmacêutica, Resolução CFF 596/14, Art. 4º.

Ser Responsável Técnico por uma Farmácia ou Drogaria não é algo simples. Engana-se o que pensa que é a área de atuação do Farmacêutico mais fácil. Pior, o que pensa que não precisa estar presente o tempo todo. É... Infelizmente ainda temos alguns colegas que pensam assim.

O termo RESPONSÁVEL já deveria ser o suficiente para definir o quão grande é seu papel. Ser Responsável Técnico é responder no âmbito PROFISSIONAL, ADMINISTRATIVO, CIVIL, CRIMINAL E PENAL.

Você responde não apenas por seus atos diretos. Todos os Farmacêuticos do estabelecimento respondem SOLIDARIAMENTE. Também responde por atos praticados por terceiros, mesmo que você não tenha participado diretamente, como nos casos de omissão. Claro, guardadas as devidas proporções, sempre haverá os atenuantes e agravantes que serão apurados.

E ao que você responde? As normas profissionais, sanitárias e outras aplicáveis a sua área de atuação, p.ex. normas do PROCON e INMETRO.

Isso não é exclusividade do Farmacêutico. É aplicável a maioria das profissões que exercem em suas áreas a responsabilidade técnica. Por exemplo, um Engenheiro responsável por uma obra é quem responde por qualquer problema no decorrer e após as obras.

Tenho 99,9% de certeza que Deontologia e Legislação Farmacêutica não foi sua disciplina favorita na faculdade. Também não foi a minha. A long long time ago...rs Tive esta disciplina em um único período, uma hora por semana, para “aprender todas as normas de todas as áreas farmacêuticas”... Com você foi diferente?

Além disso, as normas mudam: são alteradas, revogadas, novas são criadas... Se amássemos estudar leis, normas, etc, teríamos optado por direito 😆 Mas é no dia a dia em nosso trabalho que percebemos o quanto esta disciplina é importante. Quem nunca teve pesadelos com “vou perder meu diploma”? Essa insegurança é mais normal do que você imagina. Principalmente quando começamos a trabalhar e muitas questões surgem, como ‘o que eu posso fazer’, ‘o que eu devo fazer’, ‘o que não posso fazer mesmo?’, ‘por onde eu começo?’... 😨 Essas dúvidas levam a insegurança, e a insegurança e insatisfação... Essa situação só começa a mudar quando você ganha mais conhecimento, mais experiência e compreende o que regulamenta a sua atuação e seu mercado de trabalho.

Espero que tenha gostado! 😉

Pausa para o café ☕, vamos falar de Ética! Este é o nosso encontro toda quinta-feira as 17h na Fanpage. Neste encontro conversaremos sobre pontos importantes para a atuação Ética do profissional Farmacêutico. Minha missão aqui é descomplicar o entendimento das normas profissionais e lembrar aqueles pontos que muuuitas vezes esquecemos no dia a dia.

Boooa tarde! Agora... vamos voltar ao trabalho 😉

Abraços,

Isabel Schittini‬

 

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page