Blog

Blog

  • Isabel Schittini

Rastreabilidade de Medicamentos em Consulta P√ļblica


4Farma Class Especial | Regras para Rastreablidade de Medicamentos em Consulta P√ļblica | Isabel Schittini

ūüĒä Certamente voc√™ j√° ouviu falar em Rastreabilidade de Medicamentos. Certo?

Apesar de muitos anos em discuss√£o... Agora temos um calend√°rio que est√° andando. E pelo que assisti (online) na Reuni√£o da DICOL dessa semana, andando a passos largos.

Além dos aspectos técnicos relacionados a segurança na cadeia de medicamentos, teremos também impacto financeiro (investimento em tecnologia) e operacional (nas nossas rotinas).

ūüĎČ Em 16/2/2017 foi abeta a Consulta P√ļblica 311/17, que trata da ‚Äúimplanta√ß√£o do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os mecanismos e procedimentos para rastreamento de medicamentos na cadeia dos produtos farmac√™uticos‚ÄĚ. A CP receber√° contribui√ß√Ķes no prazo de 30 dias (contados de hoje, a CP j√° est√° aberta!).

O texto da proposta de RDC, que irá substituir a RDC 54/13, atende ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) e o calendário estabelecido (Lei Federal 11.903/09, com nova redação dada pela Lei Federal 13.410/16).

Agora √© a hora de revisar a proposta e enviar suas contribui√ß√Ķes. Depois da norma final publicada, n√£o vai adiantar reclamar...

Este controle ser√° aplicado a TODA Cadeia de Medicamentos! Da ind√ļstria as farm√°cias, p√ļblicas ou privadas, de pequeno ou grande porte.

Eu j√° li o texto da CP e enviei minhas contribui√ß√Ķes. E voc√™? ūüėČ

ūüĎČ Quer saber o que eu comentei? Vou alterar o texto aqui para resumir (todas as contribui√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis na consulta, e qualquer pessoa pode acessar)

Ahhh... Se voc√™ n√£o leu a Consulta P√ļblica antes, pode achar um pouco confuso, porque s√£o considera√ß√Ķes baseadas no texto da CP. No final do post tem o link para o conte√ļdo completo da CP.

1. A distribuidora deve fazer o comunicado de inst√Ęncia de eventos em at√© 5 dias: Como a farm√°cia ir√° validar que o distribuidor j√° fez a comunica√ß√£o ao receber a mercadoria?

2. Caso o distribuidor ainda não tenha feito a comunicação, até por estar neste prazo, qual será o procedimento na farmácia? Receber ou devolver a mercadoria? Receber e aguardar que o distribuidor faça a comunicação? Se for aguardar, os medicamentos poderão ou não ser vendidos.

3. Os dispensadores (como as farm√°cias e drogarias) ser√£o o maior n√ļmero de CNPJ‚Äôs fazendo a transmiss√£o dessas informa√ß√Ķes. Com a obrigatoriedade da comunica√ß√£o, ter√° um impacto direto nas Boas pr√°ticas de recebimento e confer√™ncia de medicamentos. Teremos alguma norma complementar a RDC 44/09?

4. A norma hoje em vigor, RDC 54/13, trata da interface do SNCM com o SNGPC. No texto da consulta p√ļblica n√£o temos refer√™ncia ao SNGPC. Teremos ou n√£o alguma interface entre os dois sistemas? Ter√° alguma modifica√ß√£o no SNGPC?

5. As farmácias e drogarias recebem medicamentos que por vezes chegam do distribuidor com o lote divergente entre o físico e nota fiscal, o que pode ser resolvido com carta de correção. O que acontecerá se o distribuidor comunicar um dado IUM e enviar outro? A farmácia terá como fazer a comunicação deste IUM diferente do que o distribuidor (elo anterior da cadeia) comunicou?

6. Até mesmo com base no que foi discutido na reunião da DICOL desta semana, o que acontece quando um elo da cadeia não faz o comunicado? Ex. Se o distribuidor não comunicar, a farmácia terá como receber esses medicamentos? Ou a etapa seguinte (na farmácia, p.ex.) será bloqueada automaticamente?

Basicamente isso ūüėČ Foi o que me lembrei...

‚ö† Quanto mais pessoas puderem contribuir na CP, melhor. Voc√™ pode se lembrar de outros pontos importantes, d√ļvidas e sugest√Ķes. N√£o deixem de fazer sua revis√£o e coment√°rios da proposta de norma regulamentadora para a Rastreabilidade de Medicamentos.

Participe! Clique aqui em baixo ūüĎáūüĎáūüĎáūüĎá e COMPARTILHE em sua rede social preferida com seus amigos.

Um grande abra√ßo e at√© o nosso pr√≥ximo encontro ūüėČ

Isabel Schittini

Links:

Texto da consulta publica (proposta da norma), AQUI

P√°gina da Anvisa com a CP 311/17 (para enviar seus coment√°rios clique nesta p√°gina no link ‚Äúacesse o formul√°rio para envio de contribui√ß√Ķes‚ÄĚ), AQUI

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

4farma-isabel-schittini-consultoria-afe-
4farma-isabel-schittini-consultoria-PGRS
4farma-isabel-schittini-pgrss-programa-d
4farma-isabel-schittini-consultoria-manu
4farma-isabel-schittini-anvisa-lista-MIP
4farma-isabel-schittini-ebook-guia-prati