Blog

Blog

Cuidados Farmacêuticos com Suplementos Alimentares em Farmácias e Drogarias

19/02/2019

🔊 O Mercado de Suplementos Alimentares cresce a cada ano e o Farmacêutico é um dos profissionais que atuam neste seguimento em Farmácias, Drogarias, Consultórios Farmacêuticos... Para a regulamentação da atuação do profissional, o CFF publicou a Resolução que trata dos requisitos sobre os Cuidados Farmacêuticos com Suplementos Alimentares em Farmácias e Drogarias, além de Consultórios Farmacêuticos e outros tipos de estabelecimentos.

 

Na 4FarmaClass Especial de hoje vamos conversar sobre esta Resolução com ênfase para a sua atuação em Farmácias e Drogarias, com o tema:

CUIDADOS FARMACÊUTICOS COM SUPLEMENTOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS

 

Seja muito bem-vindo!!!!

[MUITO OBRIGADA!] 🙏 Por você acompanhar os conteúdos, curtir, compartilhar e deixar seus comentários! Com sua interação aqui nos posts, posso direcionar conteúdos ainda mais relevantes para você. Peço um pequeno favor... Depois de ler o post, CURTA e deixar seus Comentários. Desde já... Muito Obrigada!!!! 

 

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

 

 

Em 31/10/2018 o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou em DOU a Resolução 661/18, que tem como Ementa:

"Dispõe sobre o cuidado farmacêutico relacionado a suplementos alimentares e demais categorias de alimentos na farmácia comunitária, consultório farmacêutico e estabelecimentos comerciais de alimentos e dá outras providências"

 

 

🚩 Do que trata a Resolução 661/18 do CFF? 

👉 A Resolução 661/18 do CFF trata dos requisitos necessários à dispensação e prescrição de Suplementos Alimentares, ou seja, das "categorias de alimentos com venda permitida em drogarias, farmácias magistrais e estabelecimentos comerciais de alimentos pelo farmacêutico, que incluem os suplementos alimentares, alimentos para fins especiais, chás, produtos apícolas, alimentos com alegações de propriedade funcional ou de saúde e as preparações magistrais" (art. 1º).

 

 

🚩 Esta Resolução trata de quais produtos?

👉 Os chamados "Suplementos Alimentares" que façam parte das categorias com venda permitidas pela Anvisa, devidamente regularizados (com registro ou notificação de registro conforme o enquadramento de categoria).

 

Nas definições desses produtos, previstas no artigo 2º desta Resolução, temos:

📍 Alimentos para Fins Especiais: "são os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas, diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas". Exemplos: alimentos para controle de peso, para praticantes de atividades físicas, para dietas com restrição de gorduras, para gestantes e nutrizes, fórmulas infantis, etc;

 

📍 Suplementos Alimentares: "são produtos para ingestão oral, apresentados em formas farmacêuticas, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados".

 

📍 Produtos Apícolas: "produtos obtidos da apicultura com benefícios à saúde humana, como mel, pólen, geleia real e própolis";

 

📍 Alimentos com Alegação de Propriedade Funcional e/ou de Saúde: "são aqueles que podem produzir comprovadamente efeitos metabólicos e ou fisiológicos e ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguros para consumo sem supervisão médica". Exemplos: Ômega 3, EPA, DHA, Licopeno, Luteína, Zeaxantina, Fibras alimentares, Psyllium, Quitosana, Probióticos, etc;

 

📍 Chás: "são produtos constituídos de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou moídas, obtidos por processos tecnológicos adequados a cada espécie, utilizados exclusivamente na preparação de bebidas alimentícias por infusão ou decocção em água potável, não podendo ter finalidades farmacoterapêuticas";

 

Outras definições interessantes tratadas na Resolução:

📍 Nutriente: "substância química consumida normalmente como componente de um alimento, que proporcione energia, que seja necessária para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida ou cuja carência resulte em mudanças químicas ou fisiológicas características";

 

📍 Compostos Bioativos de Alimentos: "nutriente ou não nutriente consumido normalmente como componente de um alimento, que possui ação metabólica ou fisiológica específica no organismo humano";

 

📍 Rastreamento em Saúde: "identificação provável de doença ou condição de saúde não identificada, pela aplicação de testes, exames ou outros procedimentos que possam ser realizados rapidamente, com subsequente orientação e encaminhamento do paciente a outro profissional ou serviço de saúde para diagnóstico e tratamento";


📍 Nutrivigilância: "vigilância dos eventos adversos decorrentes do consumo de alimentos, bem como do monitoramento de sua segurança".

 

 

🚩 Preciso informar algo por escrito ao paciente/cliente?

👉 Não é obrigatório que você o faça por escrito, mas... por experiência, esses consumidores valorizam muito a informação quanto ao uso, estratégias para adequação ao seu horário de treino e sono, interferências possíveis com a alimentação, outros suplementos e mesmo medicamentos. Quanto mais informação, melhor. Desde que seja clara e adequada ao entendimento do seu paciente/cliente 😊.Observe o que tratam os artigos 3º e 4º:

 

Art. 3º - O farmacêutico, no ato da dispensação de suplementos alimentares e demais categorias de alimentos, como etapa do cuidado, deve avaliar a prescrição e informar, por escrito ou verbalmente, ao paciente e/ou a seu cuidador, sobre sua utilização racional, quer estes sejam industrializados ou manipulados.

 

Art. 4º - O farmacêutico deverá avaliar a necessidade de uso do suplemento alimentar e demais categorias de alimentos, com base nas características do indivíduo, em evidências científicas quanto aos possíveis efeitos benéficos e/ou danosos à saúde, da conveniência do uso e custo.

 

 

🚩 O que preciso avaliar?

👉 Se você já faz a prescrição de suplementos alimentares, esta Resolução não trouxe nada de diferente do que já fazemos. Mas... vale revisar:

Art. 5º - No processo da avaliação, seja do receituário ou para fins de autocuidado, o farmacêutico deverá considerar:

I. Reações adversas potenciais;

II. Interações potenciais com alimentos, suplementos, medicamentos, exames complementares e doenças;

III. Toxicidade (aguda, subcrônica e crônica);

IV. Precauções, advertências no uso e contraindicações;

V. Modo de uso relacionado à indicação/alegação de uso;

VI. Características do indivíduo (biológicas, socioeconômicas, culturais, psicológicas e valores).

 

🚩 Preciso registrar de alguma forma os suplementos que prescrevo?

👉 Sim. Você pode usar o mesmo programa ou formulários que já usa para registrar outros produtos e serviços. Veja o artigo 6º:

"A prescrição farmacêutica de suplementos alimentares é parte do processo do cuidado à saúde relativa ao paciente, com base nas Resoluções/CFF nº 585/13 e nº 586/13, nas quais o farmacêutico deve selecionar e documentar terapias com suplementos alimentares, em farmácias, consultório ou estabelecimento comercial de alimentos."

 

🚩 Por que tenho que fazer esse registro? Tem lojas de suplementos que não registram nada e quem "indica" nem sempre é um nutricionista ou farmacêutico... Mais trabalho... 😠

👉 Lembra quando sua mãe falava "você não é todo mundo"? Pois é...

Você é um profissional Farmacêutico, segue normas sanitárias e profissionais, e não quer ser apenas um "entregador de potinhos e caixinhas". Certo? 

 

Pense! Clientes que consomem suplementos (em geral) possuem um ticket médio maior, têm compra recorrente e prezam por um atendimento diferenciado. Ele tem o direito de escolher onde vai comprar seus suplementos todo mês, e quem vai ser sua 'referência' quando se tratar dessa  categoria. Você acha que ele vai escolher quem só "entrega potinhos" ou aquele que faz um atendimento diferenciado, profissional?

E aí? Qual você prefere ser?

 

[ DICA ] Muitos Farmacêuticos inserem a  prescrição de suplementos alimentares (quando necessário) nos Serviços Farmacêuticos como o de Manejo de Peso.   

 

🚩 Posso prescrever qualquer suplemento alimentar? 

👉  Como geralmente respondo... DEPENDE. Depende de você entender se para esse paciente é necessário algum suplemento, qual, quanto, como, por quanto tempo... Na Resolução temos:  

Art. 7º - O farmacêutico poderá prescrever suplementos alimentares, alimentos para fins especiais, chás, produtos apícolas, alimentos com alegações de propriedade funcional ou de saúde, medicamentos isentos de prescrição e as preparações magistrais formuladas com nutrientes, compostos bioativos isolados de alimentos, probióticos e enzimas, nos seguintes contextos:

I. Para prevenção de doenças e de outros problemas de saúde;

 

II. Para recuperação da saúde, sempre que no processo de rastreamento houver identificação de riscos;

 

III. Na otimização do desempenho físico e mental, associado ao exercício físico ou não;

 

IV. Na complementação da farmacoterapia, como forma de potencializar resultados clínicos de medicamentos, bem como prevenir ou reduzir reações adversas a medicamentos;

 

V. Na manutenção ou melhora da qualidade de vida.

 

Art. 8º - Caberá ao farmacêutico levar em conta as necessidades relativas ao paciente, as evidências científicas de eficácia e segurança, a conveniência, bem como a relação do custo com estas variáveis, não podendo prescrever doses ou apresentações não configuradas como isentas de prescrição pela legislação sanitária vigente.

 

[ DICA ] Tenha especial atenção aos pacientes/clientes de suplementos para praticantes de atividades físicas. Muitos acreditam em "fórmulas mágicas" do Dr. Google ou da "blogueira" famosa. Alguns acham que ao "dobrar" a dosagem terão resultados mais rápidos. É de extrema importância orientar e reorientar sobre dose, frequência e riscos.   

 

 

🚩 E se o paciente já tiver uma prescrição de outro Farmacêutico ou de um Nutricionista? 

👉 Você vai usar os mesmos critérios, ética e respeito que em outras situações. Avaliar a prescrição e, se necessário, entrar em contato com o prescritor.

 

Veja o que trata esta Resolução sobre esse assunto: 

Art. 9º - O farmacêutico deverá considerar a importância do trabalho interdisciplinar com outros profissionais de saúde, sempre que julgar necessário, realizando o encaminhamento do indivíduo a outros profissionais de saúde, para atendimento de demandas de maior complexidade ou especificidade.

 

 

🚩 Preciso fazer Nutrivigilância? Isso não é só para Nutricionistas? 😐

👉 Se você prescreve suplementos alimentares... Sim, você precisa fazer. 

 

 

🚩 E o que preciso fazer na Nutrivigilância? 

👉 A Resolução trata de 3 pontos fundamentais: Notificar, Estabelecer Protocolos de Nutrivigilância e Orientação Farmacêutica ao usuário.

 

No Capítulo IV, da Nutrivigilância, em seu artigo 11, temos:

"O farmacêutico deverá, no exercício de suas atividades:

I. Notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, observados e registrados na prática da nutrivigilância;

 

II. Estabelecer protocolos de nutrivigilância, visando a assegurar o seu uso racionalizado, a sua segurança e a sua eficácia terapêutica;

 

III. Prestar orientação farmacêutica, com vistas a esclarecer ao paciente a relação benefício e risco, a conservação e a utilização de suplementos alimentares e demais categorias de alimentos, bem como suas interações (fármaco-nutriente, nutriente-nutriente) e a importância do seu correto manuseio."

 

[Em negrito para destacar]

 

Me conta...
Você já faz prescrição de suplementos alimentares? Sua Farmácia possui uma área específica para esses produtos? Gostaria de mais dicas sobre essa categoria? Então comente aqui 😉

 

Publicidade

 

Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu  e COMENTE 😉. Você também pode ajudar seus amigos Farmacêuticos. CLIQUE aqui em baixo 👇👇👇👇 para COMPARTILHAR em sua rede social preferida para que eles também vejam esse conteúdo. 

 

Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini  

 

 

 

Fotos Créditos:

 

 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud