top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

Serviços Farmacêuticos e os 5 Principais Problemas em Inspeções Sanitárias


4Farma Class Especial | DML Principais Problemas em Inspeções Sanitárias em Farmácias e Drogarias  | Isabel Schittini

🔊 Está com dúvidas sobre o que precisa ter em sua sala de serviços farmacêuticos? Quais móveis, equipamentos...? quais são os problemas mais frequentes com Inspeções da Vigilância Sanitária?

Nas 3 últimas 4FarmaClass sobre os Serviços Farmacêuticos vimos:

Na 4FarmaClass de hoje vamos conversar sobre o que é obrigatório ter na sala de serviços farmacêuticos e o que você precisa dimensionar ou criar. E...

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS E OS 5 PRINCIPAIS PROBLEMAS EM INSPEÇÕES SANITÁRIAS

Seja muito bem-vindo!!!!

[MEU AGRADECIMENTO!] 🙏 Por você acompanhar os conteúdos, curtir, compartilhar e deixar seus comentários! Com sua interação aqui nos posts, posso direcionar conteúdos ainda mais relevantes para você. Peço um pequeno favor... Depois de ler o post, CURTA e deixar seus Comentários. Desde já... Muito Obrigada!!!!

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

Serviços Farmacêuticos – E vamos responder a mais algumas perguntas frequentes:

🚩 Qual a área mínima para a sala de serviços farmacêuticos?

👉 Na norma federal (RDC 44/09) não há uma área mínima definida para a sala de Serviços Farmacêuticos. Algumas VISAs locais definem uma metragem mínima, que conforme a região pode ser de 2, 3 ou mais metros quadrados. Consulte a Vigilância de sua região para não ter gastos desnecessários e perder mais tempo refazendo projetos e tendo q mexer na estrutura.

[ DICA ] Leve em consideração que você pode ter duas pessoas na sala além de você, o paciente e um cuidador, por exemplo.

🚩 Tem alguma especificação quanto a piso, paredes e teto?

👉 De forma geral:

📍 Piso liso (para não acumular sujeira ou poeira), sem rachaduras ou ressaltos (até para evitar acidentes), de fácil limpeza e resistente ao uso de produtos de limpeza.

📍 Parede lisa (da mesma forma, para não acumular poeira e quanto mais liso, mais fácil é a limpeza), sem infiltração ou mesmo marcas de infiltração, feito de material de fácil limpeza e resistente a produtos de limpeza.

[ DICA ] É recomendável que pelo menos a parede onde ficará pia, possua revestimento resistente a água.

📍 Teto também liso, sem rachaduras ou infiltração e de fácil limpeza.

Sim! Teto também se limpa. Com o tempo tende a acumular poeira e nada de ter teias de aranha ehm 😄.

🚩 Precisa ter ar condicionado?

👉 Não é obrigatório pela norma, mas... Você lembra do segunda 4FarmaClass sobre Serviços Farmacêuticos? Você precisa oferecer o mínimo de conforto para seu paciente. Se a temperatura da sala consegue se manter com o ar da loja, ok. Ventilador não é recomendável para a sala, principalmente se você faz aplicação de injetáveis, além de acumular poeira, a dispersa mais facilmente. Você vai cobrar pelo serviço? A percepção do cliente também passa pela avaliação do ambiente. Um ambiente limpo, clean, confortável e fresquinho 😊 Associado a serviços com excelência 😍 Ele vai reconhecer mais facilmente que VALE o valor da consulta. O que você acha?

🚩 Precisa ter pia? Mesmo se só fizer acompanhamento farmacoterapêutico?

👉 Sim! Na última 4FarmaClass de Serviços Farmacêuticos conversamos sobre este ponto.

🚩 Preciso colocar mesa, cadeira e armários?

👉 Não é que seja obrigatório, mas pense no atendimento... Você vai receber o paciente e as vezes mais uma pessoa (como um cuidador, p.ex.). Enquanto você coleta as informações obrigatórias, mínimas que sejam, para o prontuario, para a ficha de serviços farmacêuticos... Enquanto isso o paciente ficará em pé? E você? Vai preencher tudo manualmente em uma prancheta? E se for fazer aferição de pressão arterial, glicemia capilar, nebulização... Vocês ficarão em pé? Não, não é? Então uma mesa de apoio e cadeiras serão necessárias. Sempre falo em meus cursos e não canso de repetir: cuidado com a qualidade das cadeiras! Não precisa ser a 'cadeira da Nasa' rs, mas as pernas da cadeira não podem abrir ou quebrar quando o paciente ou você usar. Pode parecer até piada, mas as vezes na hora de pensar em reduzir custos, compram umas cadeiras que quebram só com a força do pensamento 😄

👉 Armários são recomendáveis para você guardar os materiais de uso nos Serviços e formulários. Se a mesa tiver gavetas e for suficiente, não precisa.

🚩 Posso ter balança na sala?

👉 Pode. Lembre que TODOS os equipamentos devem ser calibrados periodicamente. Algumas farmácias usam balança de bioimpedância como complemento aos serviços.

🚩 Preciso ter coletor de perfuro cortantes?

👉 Depende dos serviços que você oferecer. Se realizar aferição de glicemia capilar ou aplicação de injetáveis, é obrigatório ter coletor.

🚩 Tem que ter álcool gel na sala? Mesmo se só fizer acompanhamento farmacoterapêutico?

👉 Sim. Esta exigência está na RDC 44/09 na descrição geral de itens obrigatórios na sala.

🚩 Precisa ter dispenser de sabonete líquido e de papel toalha?

👉 Sim. Assim como é obrigatório ter pia, é obrigatório ter os suportes (dispensers) abastecidos com sabonete líquido e com papel toalha descartável. Pode deixar aquela toalhinha de pano com bordadinhos que sua avó te deu em casa, ehm... 😄

🚩 Precisa ter lixeira na sala de serviços farmacêuticos?

👉 Sim, aquele modelo que possui tampa acionada por pedal.

🎯 Já está com papel e a caneta? Vamos anotar os 5 principais itens avaliados na inspeção sanitária para a liberação da sala de serviços farmacêuticos!

Curso Online SEMIOLOGIA E CONSULTA FARMACÊUTICA

Claro, os Fiscais avaliarão tudo para liberar o Licenciamento Sanitário e o início das atividades de seus Serviços Farmacêuticos! Mas... Esses são os 5 erros mais comuns constatados em inspeções sanitárias quanto aos Serviços Farmacêuticos:

✏ Projeto ou pedido para a sala divergente (pedido em papel não confere com as instalações) ✏ Possui infiltração nas paredes ✏ Pia com vazamento ✏ Não possui os POPs, formulários ou fichas de controle ✏ Falta de sabonete líquido, papel toalha, álcool gel ou outro item obrigatório que já conversamos. 👉 Normalmente para esses itens os fiscais poderão conceder um prazo para adequação. O Licenciamento ficará condicionado a uma nova inspeção para reavaliação do espaço e se as exigências foram cumpridas. Então... Se você não quer "perder tempo", tenha tudo certinho já na primeira inspeção sanitária.

⚠ Lembre que só poderá iniciar os serviços depois do devido licenciamento sanitário 😉

Agora, [ ME CONTA! ] Você já faz Serviços Farmacêuticos? Quais? Comente aqui no post! Vamos compartilhar experiências!!!! 😊

Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu e COMENTE 😉. Você também pode ajudar seus amigos Farmacêuticos. CLIQUE aqui em baixo 👇👇👇👇 para COMPARTILHAR em sua rede social preferida para que eles também vejam esse conteúdo.

Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini

Cadastre-se AGORA na minha Lista VIP de Farmacêutico e receba o Bônus exclusivo

Fotos Créditos:

 

Posts Relacionados

Ver tudo

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page