top of page

Blog

Blog

  • Foto do escritorIsabel Schittini

Entenda a Nova Lei que Suspende a Validade de Receitas

4Farma Class Especial | PGRSS O que Muda Durante a Pandemia de COVID-19 em Farmácias | Isabel Schittini

🔊 E vamos de mais mudanças... Você já viu a nova Lei Federal que Suspende a Validade das Receitas? Isso tem um impacto direto em nossas rotinas em Farmácias e Drogarias. Vamos entender o que muda (ou não)?

O assunto dessa 4Farma Class Especial EXTRA é:

ENTENDA A NOVA LEI QUE SUSPENDE A VALIDADE DE RECEITAS

Nessa semana, no dia 28/07/2020, o Congresso Nacional sancionou a Lei Federal 14.028/2020. A 4FarmaClass Extra de hoje vai tratar sobre essa nova Lei, para você entender o que muda (ou não) em suas rotinas em Farmácia ou Drogaria.

Seja muito bem-vindo ao Blog 4Farma!!!!

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

[MINHA GRATIDÃO] 🙏 por você acompanhar meus conteúdos, por Curtir, Compartilhar e deixar seus Comentários! Só peço um pequeno e rápido favor... Depois de ler o post, CURTA esse post e o COMPARTILHE com seus amigos Farmacêuticos. Assim posso avaliar se os conteúdos que compartilho são relevantes para você e se ajudam a descomplicar sua atuação como Farmacêutico. 😊

Vamos começar...

🚩 Do que trata a Lei 14.028/2020? 😯

👉 Essa Lei, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 28 de julho/2020, tem como Ementa:

"Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para garantir que o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos a prescrição e de uso contínuo tenha validade pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da COVID-19, na forma que especifica".

Por partes...

1️⃣ A Lei citada, a 13.979/2020, publicada no DOU de 07 de fevereiro/2020, é a que trata sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.

2️⃣ A L. 14.028/2020 a alterou, ou seja acrescentou o artigo 5ºB, que originalmente na L. 13.979/2020 não existia. Com o novo texto:

“Art. 5º-B. O receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos a prescrição e de uso contínuo será válido pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da Covid-19."

🚩 Como assim? Para TODOS os medicamentos? 😲

👉 Muita Calma...

✅ Essa Lei se aplica aos medicamentos tarjados, os que possuem venda sob prescrição.

✅ E, obrigatoriamente, que sejam de USO CONTÍNUO.

⚠️ Não se aplica aos medicamentos sujeitos ao SNGPC: ❌ Medicamentos controlados (P. 344/98) ❌ Medicamentos Antimicrobianos (RDC 20/2011) ❌ Outros medicamentos sujeitos ao SNGPC (RDC 405/2020)

🚩 Mas a Lei só exclui os controlados. Não é?! 🤯

👉 Não é bem assim... Vamos rever o parágrafo primeiro do artigo 5ºB:

"Parágrafo 1º. O disposto no caput não se aplica ao receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, que seguirá a regulamentação da Anvisa."

*Negrito para destacar, grifo próprio

👉 Esse parágrafo trata de "Medicamentos SUJEITOS AO CONTROLE SANITÁRIO ESPECIAL" que não é a mesma coisa que "medicamentos sujeitos a controle especial", que seriam os da P. 344/98.

⚠️ Enquanto a Anvisa não se manifestar com alterações do SNGPC, os medicamentos que obrigatoriamente passam pelo seu registro e controle, não sofrem alteração no Prazo de Validade dos receituários.

⭐️ Exemplo: Se você receber uma NRA com mais de 30 dias de emissão, será considerada VENCIDA, ao transmitir ao SNGPC o arquivo será recusado (será um ERRO e seu arquivo todo será recusado), além de ser uma infração sanitária...

Continue lendo abaixo...

Publicidade 4Farma - 👉 CLIQUE na imagem para saber mais 😉

4Farma Consultoria - MANUAL DE BOAS PRÁTICAS + POPS PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

🚩 E se for uma receita de Médico Veterinário? 😟

👉 Aí, nesse caso, a validade "indeterminada" não se aplica. A L. 14.028/2020 é bem clara no seu artigo primeiro, onde especifica "receituário médico ou odontólogo".

🚩 A partir de quando essa regra é válida? 🤔

👉 A partir da data de sua publicação em Diário Oficial da União. Neste caso, desde o dia 28/07/2020.

LOGO... Só podemos considerar essa validade "indeterminada" das receitas emitidas também a partir desta data.

🚩 Até quando essa nova regra será válida? 😷

👉 Pelo texto da Lei, essa regra será válida enquanto perdurar as medidas de isolamento, decorrentes da pandemia de COVID-19.

Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu e COMENTE. Você também pode ajudar seus amigos Farmacêuticos, COMPARTILHE em suas redes sociais.

Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini

Link Relacionados com o post:

LEI FEDERAL 14.028/2020, AQUI

LEI FEDERAL 13.979/2020 (COMPILADA), AQUI

Créditos das imagens: Freepik

 

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam

Publicidade

Clique na imagem para Saber Mais sobre os Serviços 4Farma...

bottom of page