Blog

Blog

3 Passos Básicos para Implantar Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia

18/09/2018

🔊 Hoje vamos falar dos 3 Passos Básicos para Implantar Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia ou Drogaria. E ainda trouxe a resposta para mais de 10 dúvidas e 4 dicas sobre Serviços Farmacêuticos e RDC 44/09 só para você. 

 

Você se interessou pelos Serviços Farmacêuticos? Quer implantar em sua farmácia ou drogaria, mas não sabe por onde começar? Vale a pena? Cobro ou não pelos Serviços? Quanto?

 

Sim!!! Esse é o tema da 4FarmaClass Especial de hoje 😉

3 PASSOS BÁSICOS PARA IMPLANTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS EM SUA FARMÁCIA

 

Seja muito bem-vindo!

[MUITO OBRIGADA!] 🙏 Por você acompanhar os conteúdos, curtir, compartilhar e deixar seus comentários! Através de sua interação nos posts, posso direcionar conteúdos mais relevantes para você. Só te peço um pequeno favor... Depois de ler este post, CURTA e deixar seus Comentários aqui no post.

 

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

 

 

Serviços Farmacêuticos – antes de qualquer coisa... Respondendo as perguntas:

 

🚩 Preciso oferecer algum Serviço Farmacêutico no meu estabelecimento?

Eu até gostaria, mas minha farmácia é muuuuito pequena e não tenho nenhum espaço que eu possa transformar em uma sala para os serviços? 😣

👉 Você não é obrigatório oferecer os Serviços Farmacêuticos.

 

Mas... Se for oferecer, lembre-se que:

 

1️⃣ Terá que adequar a área física para ter uma sala propriamente dita.

 

2️⃣ Na RDC 44/09 não há especificação para área mínima (em metros quadrados) para a sala de Serviços Farmacêuticos. Porém, algumas VISAs locais possuem normas complementares com a determinação de uma metragem mínima.

 

Mesmo que não tenha uma especificação de área mínima em sua região, você terá que cumprir com as exigências de equipamentos obrigatórios (que constam na RDC 44/09) e o mínimo de conforto para o paciente.

 

Ahhh... Não adianta achar que colocar uma divisória no corredor com uma porta para cada lado vai resolver! A sala não pode servir de passagem para outras áreas do estabelecimento.

 

[ DICA ] Leve em consideração, quando for definir a área e mobiliário da sua sala, que você pode ter duas pessoas na sala além de você, o paciente e um cuidador, por exemplo.
 

3️⃣ Você precisa ter o Licenciamento dos Serviços ANTES de começar. Isto é, deve constar em sua Licença emitida pela VISA local e na AFE/Anvisa os serviços que você vai oferecer 😉

 

🚩 Posso usar a cabine de aplicações de injetáveis para ser o ‘Consultório Farmacêutico’ e disponibilizar outros serviços?

👉 Se você pedir o licenciamento sanitário para CADA serviço, pode. As farmácias que já tinham o serviço de aplicação de injetáveis, aproveitaram a área e fizeram todo o licenciamento para os outros serviços que queriam oferecer.

 

🚩 Como minha farmácia fica em um shopping e não possui ponto de água ('loja seca'), só posso solicitar licenciamento para o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico? Ou esse também precisa de pia com água corrente?

👉 Pela norma federal, para qualquer serviço farmacêutico a sala deverá possuir pia com água corrente – artigo 15, parágrafo 2º. Sendo inclusive um dos itens avaliados para o Licenciamento.

 

✅ Algumas VISAs aceitam o uso de pias portáteis (na internet você encontra esse equipamento, que também é usado em alguns consultórios, salões de beleza, etc).

 

[ DICA ] Antes de comprar a pia portátil... Avalie se o contrato de locação do seu estabelecimento permite o uso desse tipo de equipamento, e se a Vigilância Sanitária local o aprova 😉

 

🚩 A sala de serviços farmacêuticos precisa ser de alvenaria ou posso usar divisórias? Pode ter vidro nas paredes?

👉 A norma federal, RDC 44/09, não estabelece que a sala deva ser de alvenaria. Geralmente o que vemos é que se aproveita algumas paredes e fecha-se a sala com divisórias e porta. Também pode ser toda a sala com divisórias. O que a norma federal preconiza é que o ambiente garanta atendimento com privacidade e conforto ao usuário do serviço.

 

👉 Quando ao uso de divisórias com vidro ou vidro na porta dependerá da interpretação da Vigilância Sanitária local e os serviços que você oferecerá.

 

📌 Se você realizar aplicação de medicamentos injetáveis não deverá ter vidros, para garantir a privacidade do paciente.

 

Quando não há este serviço, alguns estabelecimentos optam por ter pelo menos uma parte da divisória com vidro. Muitos afirmam que os clientes se sentem mais a vontade em salas assim, do que entrar em uma sala totalmente fechada.

 

📌 Algumas Vigilâncias não permitem o uso de vidro!

[ DICA ] Então antes de gastar tempo e dinheiro com divisórias com vidro (que são bem mais caras), primeiro saiba que serviços pretende solicitar licenciamento e consulte a VISA local sobre as normas complementares da região. 😉

 

Perguntas devidamente respondidas...

 

Sabe aquele seu amigo? Aquele que só reclama... O Reclamofarma 😄

Sobre implantação de Serviços Farmacêuticos, ele vai te acabar te perguntando uma hora: "E eu vou ganhar quanto para fazer isso?

Ou vai resmungar: "só vou ganhar mais trabalho..."

Bem... vamos conversar um pouquinho sobre isso hoje também 😉

 

 

🚩 POR ONDE COMEÇAR?

👉 Tenha em mente que oferecer Serviços Farmacêuticos pode ser um grande diferencial.

 

🚩 Para quem? 😡

👉 Ora... Não apenas para o estabelecimento, mas também para o Farmacêutico. A comunidade em que está localizada a sua farmácia ou drogaria terá acesso aos serviços que VOCÊ, como Farmacêutico, pode oferecer. Deixar de ser “aquela moça de branco que não me vende antibiótico” 😃, para ser reconhecido ou reconhecida como um verdadeiro profissional de saúde.

 

🎯 Primeiro passo: QUERER FAZER

Sim. Querer! Ter em mente que além de investimento financeiro, serão necessários tempo, conhecimento, dedicação e compromisso.

 

🚩 😨 Mas eu vou dar conta? Como vou conciliar com t-o-d-a-s as outras atribuições?
👉 Calma!

📌 De início você não terá 50 pacientes por dia, todo dia... Não é a mesma rotina que em campanhas, como as de aferição de pressão, que fica uma fila interminável. Afinal, campanha é de graça. E é só falar que é de graça, que a fila se forma 😄😃

📌 Se for fazer acompanhamento farmacoterapêutico, que é o serviço mais demorado, você é que irá administrar sua agenda. Assim como em consultórios médicos, de nutricionistas, de dentistas... existe uma agenda. A primeira consulta poderá ocorrer no mesmo momento, se houver disponibilidade, ou já ser agendada. Todas as demais serão agendadas. Então você é capaz de gerenciar o tempo de cada consulta, tempo para retorno, etc. Assim você poderá determinar qual o limite de número de pacientes em acompanhamento farmacoterapêutico que você poderá acompanhar.

 

 

🎯 Segundo passo: PLANEJAR

🚩 Será que compensa liberar uma área de vendas no salão da loja para criar uma sala de Serviços Farmacêuticos?

👉 Eu poderia dizer: Sim! Claro! Sempre!

Mas não seria verdade! E esse não é o meu papel, nem trabalho assim. O ponto é Planejamento Estratégico. Isso! Também é aplicado para avaliar a viabilidade da criação de um novo serviço no estabelecimento.

 


🚩 Por onde começo? 😞
👉 Primeiro você precisa entender (pesquisar mesmo!) se as Pessoas que vivem próximo ao local do estabelecimento, que são seus clientes ou podem se tornar, precisam desse serviço. 


👉 Tem algum concorrente que já faz? Se tiver, é sinal que há mercado. Você só terá que fazer melhor que ele 😉 

 

👉 Como é o acesso ao serviço básico de saúde na região? As pessoas conseguem ter acesso rápido a aferição de pressão, glicemia, etc, na região? 
 

👉 Sua drogaria tem o programa Aqui Tem Farmácia Popular? Se tiver, você pode ter uma ideia do potencial para atendimento de pacientes diabéticos ou hipertensos, por exemplo. Ah! E os serviços podem ser mais um diferencial para esses clientes! 😉 

 

🚩 Nenhuma outra farmácia tem serviços farmacêuticos aqui perto da minha. Isso quer dizer que não tem mercado?

👉 Nada disso, pelo menos não exatamente...

Pode ser sim que não tenha público. Mas já pensou que eles podem não ter só porque pode "dar muito trabalho"? Ou também, não sabem por onde começar e preferiram simplesmente não ter?

 

Você pode ser o pioneiro em sua região! 😊

 

⚠ Avalie! E tenha um ponto fundamental em mente: você não vai oferecer serviços farmacêuticos porque VOCÊ quer. Não é para atender um desejo seu. Você implanta os serviços para atender o que seus Clientes querem. Não adianta se dedicar em tempo, dinheiro, empenho... se não houver pessoas interessadas nos serviços. Mas, geralmente tem!!!! E isso é bom!

 

🚩 Já estudamos a região, mas não decidimos quais serviços oferecer?

👉 Dependendo de sua região, você pode até fazer uma pesquisa simples com os clientes. Que já servirá de norte.

 

👉 Avalie os custos!!! Você terá uma área da loja que deixará de ter produtos para se transformar em sala de serviços. Ou reorganiza a loja ou deixará de ter pontos de venda. Terá os custos para fazer a sala, equipamentos, móveis, formulários, licenciamento, etc. Faça um levantamento de todos os gastos que você terá. Lembre que os serviços com perfuro cortantes (aplicação de injetáveis e glicemia capilar) terão custo extra, com o serviço de coleta de resíduos.

👉 E o seu tempo? Não adianta querer oferecer todos os serviços se não terá tempo para se dedicar.

 

[ DICA ] Faça uma planilha com todos os custos que terá para implantar e manter os serviços, todas as receitas diretas dos serviços. Avalie se irá cobrar e quanto irá cobrar.

 

🚩 Falando em cobrar... Existe alguma tabela de quanto cobrar por serviços?

👉 Toda vez que escuto alguém falando em tabela me arrepio! 😲 Por que? Vamos pensar... Uma consulta de um médico, dentista, nutricionista... tem o mesmo preço em qualquer região? Não, né.

 

🚩 E quais são as variáveis?

👉 Você tem que levar em consideração muitas coisas:

📍 Quem é seu público pagante? É de baixo, médio ou alto poder aquisitivo?

📍 Em que região da sua cidade está seu estabelecimento? As vezes um mesmo médico, ou qualquer outro profissional, tem um consultório em uma área “mais cara” da cidade e outro em uma região popular. O preço da consulta é o mesmo? Não. Em regiões “mais caras” ele atende um número menor de pacientes, mas com valores de consulta maiores. Em regiões mais populares ele ganha no número de clientes atendidos.

📍 Como é o local que você vai atender? Como é a sala de serviços? Se você fosse comparar, seria mais parecido com hospitais particulares ou SUS? Se é uma sala mais 'basiquinha', com o mínimo necessário (claro), não dá para cobrar como se fosse um mega consultório farmacêutico que tem balança de bioimpedância, ar central, cadeiras acolchoadas da Nasa...rsrs

📍 Quais serviços você vai oferecer? Só acompanhamento farmacoterapêutico ou junto a este há aferição de pressão, glicemia...?

📍 Você oferece algum outro diferencial? Exemplo, material de apoio para o paciente saber mais sobre certas patologias.

 

Existe o médico que atende no SUS e o “médico das estrelas”, não é? Não estou avaliando competência técnica. Estou levantando pontos quanto ao posicionamento profissional e quanto cada um ganha... Não tem nada de errado em ser um profissional do SUS, por sinal acho que são verdadeiros guerreiros trabalhar nas condições que trabalham. Se esta é a sua vocação, o que te faz feliz, ótimo! Mas não vai dar para ganhar mais 💵💵💵💵... Isso depende de cada um.

 

🚩 Mas tem um concorrente aqui perto que não cobra pelos serviços. Vou ser obrigado a fazer de graça? 😢

👉 Calma! Se fosse assim ninguém pagaria consulta médica, não é? Por que as pessoas pagam por algo? Algo que elas não sejam obrigadas, como conta de luz, claro... Pagam porque reconhecem o VALOR, atende a uma Necessidade melhor do que o serviço similar gratuito. Se ele faz de graça, faça melhor e cobre. Também não adianta só falar que ‘o seu serviço é melhor’. O cliente tem que Perceber o quão melhor é.

 

Aí reaparece aquele seu amigo, o Reclamofarma...😫

🚩 Ganhar o que? Quem ganha é o dono do estabelecimento! Eu só ganho trabalho!

👉 Depende. O Farmacêutico tem que ganhar algo para fazer os serviços? Eu até acho digno ganhar sim, mas como a norma do CFF estabelece que são Atribuições, não é obrigatório o recebimento de $$ por esses serviços. Hoje temos empresas que pagam um diferencial para o Farmacêutico e outras não. Assim como tem empresas que pagam o piso, outras mais e aquelas que oferecem aqueles “acordos” de ser ‘mais ou menos’ o piso... Também há redes que estão investindo e muito nessa área de serviços, inclusive tem uma em que há farmacêuticos exclusivos para realizar esses serviços, com salários e carga horária diferenciada.

 

No fim você vai ganhar conhecimento e reconhecimento de quem recebe o seu serviço. E isso, só gostaria de lembrar, te pertence. Ninguém tira de você.

 

🚩 Aí o Reclamofarma vai falar que conhecimento não paga contas...

👉 Afff... Não paga se ele não souber o que fazer com o conhecimento. Primeiro que prática em serviços farmacêuticos você só adquire praticando e muito. Não será em uma semana que você irá dominar todas as situações... Segundo, as opções não são poucas...

✔ Você pode concorrer a uma vaga em locais que pagam mais ao Farmacêutico e ter seu conhecimento e prática como diferenciais em uma seleção.

✔ Pode aprender as técnicas, não apenas as relacionadas ao conhecimento técnico, mas principalmente as técnicas de atendimento, abordagem ao paciente ou cuidador, como ganhar a confiança desse paciente, como é feita a gestão desses serviços, como é divulgado... E ganhar mais confiança para ter seu próprio consultório farmacêutico.

✔ Ou se for abrir sua própria farmácia ou drogaria, empreender, já saberá como montar e o que fazer nos Serviços Farmacêuticos.

✔ Pode atuar no home care, mesmo como profissional liberal.

✔ E quando seus serviços forem um sucesso, você poderá ensinar (e cobrar) como se faz 😉

 

Na 4FarmaClass passada, Ter ou Não Serviços Farmacêuticos em sua Farmácia, você encontra muitos outros pontos relevantes sobre a etapa de PLANEJAMENTO. 

 

 

🎯 Terceiro passo: COMECE

👉 Já avaliou. Já planejou. Tudo certo? Então comece!

Estrutura física + licenciamento + divulgação = começar!

 

Agora, [ ME CONTA! ] Você já faz Serviços Farmacêuticos? Quais? Comente aqui no post! Vamos compartilhar experiências!!!! 😊

 

Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu  e COMENTE 😉. Você também pode ajudar seus amigos Farmacêuticos. CLIQUE aqui em baixo 👇👇👇👇 para COMPARTILHAR em sua rede social preferida para que eles também vejam esse conteúdo. 

 

Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini  

 

 

 

Fotos Créditos:

 

 

 

 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud