Blog

Blog

PGRSS: O que Muda Durante a Pandemia de COVID-19

05/06/2020

 

🔊 Você sabe se o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) de sua Farmácia ou Drogaria precisa ser alterado durante a Pandemia de COVID-19?

 

O assunto dessa 4Farma Class Especial EXTRA é:

PGRSS: O QUE MUDA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 

Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para nós que atuamos em Farmácias e Drogarias, não temos como deixar de falar de Resíduos, quando o tema é Meio Ambiente. Por isso resolvi liberar essa 4FarmaClass hoje. Vai ser bem curtinha, mas você vai entender se precisa (ou não) alterar o PGRSS de sua Farmácia ou Drogaria. E essa é uma dúvida que respondo com muuuuita frequência...

 

Para ajudar a descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias, tenho liberado váaaarias 4FarmaClass com temas relacionados ao COVID-19 e nossa área de atuação. 

 

Seja muito bem-vindo ao Blog 4Farma!!!!

Minha missão é descomplicar a sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias 😉

 

[MUITO OBRIGADA] 🙏 por você acompanhar meus conteúdos, Curtir, Compartilhar e deixar seus Comentários! Quero pedir só um pequeno favor... Depois de ler o post, CURTA esse post e o COMPARTILHE com seus amigos Farmacêuticos. Assim posso avaliar se os conteúdos que compartilho são relevantes para você e se ajudam a descomplicar sua atuação como Farmacêutico. 😊

#Gratidão 

 

Vamos começar...

🚩 Preciso alterar meu PGRSS devido a Pandemia de COVID-19? 😯

👉 A resposta que mais uso: DEPENDE.

 

Bem... Primeiro você já deve ter um PGRSS que atenda as atividades de sua Farmácia, e cumpra as exigências sanitárias, em especial a RDC 222/18 da Anvisa. Essa RDC é a que Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, e com isso o PGRSS.

 

Segundo, saber se está atualizado. A maioria das Vigilâncias Sanitárias já exigem que o PGRSS, assim como os POPs, tenham uma revisão periódica. Mesmo que você já tenha atualizado esse ano o seu PGRSS, se mudou algo na Geração de Resíduos e/ou no Manejo dos Resíduos em seu estabelecimento, ele precisa ser revisado, você vai editar o que for necessário e emitir uma nova versão.
 

 

🚩 O que que pode mudar devido a Pandemia de COVID-19? 😳

👉 Quanto ao PGRSS, as principais mudanças estão relacionadas aos Grupos de Resíduos e ao volume gerado. Vou explicar...

 

Por exemplo, EPIs usados pelos funcionários, como máscaras descartáveis, são classificados como Resíduos Infectantes, do Grupo A. Se no seu PGRSS não consta esse Grupo de Resíduos e o seu manejo, precisa incluir.

 

Outro exemplo: Farmácias que já estão realizando os Testes Rápidos para COVID-19 (ou pretendem começar em breve). Geralmente uma das exigências das Vigilâncias Sanitárias para a realização desses testes, é ter PGRSS incluindo os grupos e manejo adequado dos resíduos gerados.

 

Outro ponto: se devido ao volume de resíduos gerados ocorreu mudança da empresa que realiza a coleta, ou alteração da frequência de coleta, precisa atualizar seu PGRSS.

 

 

Continue lendo abaixo...

 

Publicidade 4Farma - 👉 CLIQUE na imagem para saber mais 😉

 

👉 Para simplificar e descomplicar se Você precisa OU não alterar seu PGRSS, preparei essa árvore decisória (ou fluxograma ou mapa mental, como preferir chamar 😊). Veja:

 

 

👉 Ficou mais fácil entender se precisa alterar ou não seu PGRSS nesse momento? Espero que sim! 😉 

 

Espero ter ajudado! Gostou da nossa 4Farma Class Especial?! Deixe o seu  e COMENTE. Você também pode ajudar seus amigos Farmacêuticos, COMPARTILHE em suas redes sociais.

 

Muito obrigada!

Um grande abraço e até o nosso próximo encontro 😉

Isabel Schittini  

 

 

Link Relacionados com o post:

RDC 222/2018 ANVISA, AQUI

 

 

Créditos das imagens: Freepik

 

 

 

Please reload

"Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias."

Isabel Schittini

Novidades
Please reload

Você já faz parte?

Faça parte da minha Lista e receba Gratuitamente conteúdos, agenda de cursos, eventos e muito mais para descomplicar Sua atuação em Farmácias e Drogarias
CADASTRE-SE AQUI :
Seu e-mail está seguro. 100% Livre de spam
Posts Relacionados
Please reload

Minha missão é descomplicar sua atuação como Farmacêutico em Farmácias e Drogarias

FARMACÊUTICA

Consultora e Palestrante

CRF 6.889/RJ

isabel-schittini-4-farma-curso-consultoria-farmaceutica

HOME

SERVIÇOS

FAQ

CONTATO

TOPO

CNPJ 26.127.387/0001-35

Rio de Janeiro, Brasil 

55 (21) 99147-4181

© 2016-2019 Feito por Isabel Schittini. Todos os direitos reservados.

Criado orgulhosamente com Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • twitter
  • whatsapp
  • linkedin
  • soundcloud